Open Banking
DATA: 01/08/21 Qualidade de VidaO Open Banking, na tradução literal, é um Sistema Financeiro Aberto. Ou seja, uma estratégia que possibilita o compartilhamento de dados e serviços de clientes entre instituições financeiras, por meio da integração dos sistemas.
Hoje, por exemplo, caso queira trocar de banco, todas as informações — como as contas que pagou em dia, os salários depositados, os empréstimos e outros dados financeiros — ficarão presas na instituição atual. Seu relacionamento no novo banco precisaria começar do zero, dificultando o acesso ao crédito e outros serviços.
Com a implementação do Open Banking, será possível transferir automaticamente suas informações registradas e histórico do banco atual direto para a outra organização. Dessa forma, você pode conseguir serviços e custos melhores na nova instituição com facilidade.
Entenda todas as vantagens do Open Banking
O Open Banking veio para facilitar a vida dos consumidores. Começando pela liberdade e autonomia: com esse sistema, os clientes podem trocar de empresa prestadora de serviços a qualquer momento, sem ficarem presos a custos e obrigações.
Essa liberdade de mudar de banco a qualquer hora gera maior competição entre as instituições e mais opções para os usuários. Afinal, se as pessoas não terão mais a obrigação de permanecer no banco, as instituições terão que trabalhar melhor para reterem seus clientes.
E isso também implica na redução de custos e taxas, uma estratégia que as organizações podem utilizar para atrair mais aderências.
Esse sistema já está sendo adotado no Brasil?
Em parte, sim. O Open Banking no Brasil foi dividido em 4 fases:
Fase 1: teve início no dia 01/02/21. As instituições financeiras começaram a compartilhar entre si, sob supervisão do Banco Central, seus produtos, serviços e taxas disponíveis; o consumidor ainda não participou do processo.
Fase 2: o início estava marcado para 15/07/21, mas foi adiado para 13/08. Nessa etapa, as instituições financeiras poderão compartilhar entre elas os dados cadastrais de clientes (como nome, CPF/CNPJ, telefone, endereço, etc) e informações relacionadas à conta corrente – tudo, claro, com o consentimento do consumidor.
Fase 3: prevista para 30/08/21. Início dos serviços de transação de pagamento e a possibilidade de compartilhamento do histórico de informações financeiras dos clientes.
Fase 4: a última fase tem previsão de início em 15/12/21. Nela, será possível o compartilhamento de outros dados de produtos e serviços, como informações relacionadas a operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência.
Já em 2022 terá a liberação gradual de outras funcionalidades, como compartilhamento do envio de propostas de operações de crédito, compartilhamento de serviços de pagamento por boleto, dentre outras.
Agora, é só aguardar e aproveitar os benefícios do novo sistema! Para se manter atualizado, você pode acompanhar o site oficial: https://openbankingbrasil.org.br/.
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