arquivos para download

baixe aqui os ultimos arquivos enviados

Olá


TÍTULO

DESCRIÇÃO

EVENTO

GRUPO

Ir para pasta:

Alimentação no verão: cuidados que não podem faltar

DATA: 01/01/20 Qualidade de Vida

A estação mais quente do ano pede alguns cuidados com a saúde do corpo. É tempo de usar protetor solar, vestir roupas leves, beber muita água e ficar mais atento à alimentação. Manter uma dieta saudável faz bem em qualquer época do ano, mas existem alguns alimentos que não podem ficar de fora do seu cardápio no verão.

É preciso ter cuidado com refeições que deixam o estômago pesado, além de prestar atenção no sódio e nos carboidratos. Se consumidos demais, esses alimentos podem aumentar a pressão sanguínea, levando a outras questões mais graves, como hipertensão ou diabetes.

Na terceira idade, é preciso ter ainda mais cuidado nas refeições. É importante evitar tentações calóricas, dando preferência a alimentos mais leves. Preparamos uma lista com algumas dicas para manter a saúde nessa época do ano. Confira:

Aposte em frutas cítricas

As frutas cítricas são ótimas para o verão pois contém bastante água. Isso ajuda a manter o corpo bem hidratado e saudável. Abacaxi, limão, laranja não apenas refrescam, como também protegem de resfriados – por conta da Vitamina C. Elas também são ótimas fontes de colágeno – que ajuda a manter a firmeza da pele. Apenas tome cuidado ao manusear essas frutas no sol, pois elas podem causar queimaduras e manchas.

Lembre-se das saladas

Para manter a dieta em dia, é importante incluir as saladas nas refeições. E quando o verão chega, elas são ainda mais essenciais, pois ajudam a cuidar dos rins, intestino e fígado, além de deixarem o seu prato mais colorido. Coma sempre folhas verdes como alface e couve, legumes como cenoura e abobrinha, além de frutos como pepino e tomate. 

Coma alimentos com fibras

Os alimentos com fibras são ótimos para regular o intestino preguiçoso. Portanto, não deixe de comer cereais integrais, sementes e grãos dos mais variados tipos. Aposte em linhaça, germe de trigo, chia e gergelim para manter tudo funcionando em ordem. 

 

Cuidar da alimentação é essencial para manter a boa saúde não só no verão, mas em todas as estações do ano. Também é importante continuar praticando atividade física para manter a vitalidade do corpo e da mente. 

Continue acompanhando nossas publicações para mais dicas de saúde e bem-estar.

Referências:
https://www.jasminealimentos.com/alimentacao/alimentos-para-verao/
https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/alimentacao-na-terceira-idade-4-cuidados-necessarios-para-essa-fase-da-vida_a6747/1