Nota sobre Investimentos – Outubro 2021
DATA: 09/11/21 Investimentos(Atualizado em 23/11/2021)
Outubro seguiu sendo um mês negativo para os investimentos da Previbayer devido a uma piora no ambiente doméstico, com o Brasil se descolando do resto do mundo na rentabilidade de seus ativos. São sinais desse mal momento do país o Ibovespa, que teve o quarto mês de queda seguido e o dólar, com o quarto mês em alta seguido.
A crise da Covid-19 se arrefece aos poucos, com o Brasil em outubro chegando a ter metade da população vacinada com duas doses (dados: Woldometer), a atividade econômica tende a se recuperar no setor de serviços, o mais prejudicado pela pandemia e o que mais emprega. Contudo, a saída da crise sanitária foi ofuscada pela piora nas expectativas futuras com o governo dando sinais de falta de compromisso com o controle fiscal e isolando politicamente o país do resto do mundo.
Somando-se a isso crescentes expectativas de inflação em todo o mundo, com gargalos nas cadeias de produção e crise energética na Europa e China. O problema da inflação se agrava no Brasil, pressionado pelo preço do dólar e em um ambiente de incerteza política. Para tentar conter esta deterioração o Banco Central continua sua subida de juros com ainda mais ímpeto. O que por um lado ajuda a conter inflação, mas por outro encarece o crédito, indo no sentido oposto da aceleração econômica. Esta subida de juros e piora das expectativas leva os ativos no Brasil a se desvalorizaram.
Seguimos atentos as mudanças e nos posicionando no dia a dia e estrategicamente para atingirmos nossos objetivos de investimento para cada perfil no longo prazo. Em números, nós fechamos outubro com uma queda de 6,74% no Ibovespa e alta de 3,74% no dólar.
PARA DETALHES DE ALOCAÇÃO E RESULTADOS
CONFIRA A LÂMINA DE INVESTIMENTO DE CADA PLANO: