A melhor idade e suas curiosidades

DATA: 18/08/23 Anabay

Com o avanço da medicina e da tecnologia, a expectativa de vida aumentou. Pesquisas mostram que, aqueles idosos vistos como pessoas que, depois de se aposentarem, ficavam em casa aproveitando os netos, hoje têm como meta aproveitar a vida e ser feliz. É por esse motivo que, atualmente, essa fase da vida é chamada de “melhor idade”.

A melhor idade traz desafios e limitações, mas não tira o ânimo de viver. Existem curiosidades sobre esta fase que nos mostram que ela pode ser cheia de conquistas.

De acordo com pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE, a expectativa atual do brasileiro é de 76 anos. Em 2030, seremos a quinta população mais idosa do mundo.

O Banco Mundial aponta que 70% dos idosos se dizem independentes.

Mesmo com algum tipo limitação física, os idosos viajam mais do que nos tempos de juventude, em virtude disso, o turismo na terceira idade é um setor que vem crescendo significativamente.

No último encontro da Anabay realizado em 24/06, foi apresentada a empresa NCI (nciintercambio.com), especializada em intercâmbio. Uma experiência deste tipo, na melhor idade, trará novas coisas a se fazer, outras culturas para conhecer. Assim como essa, há outras empresas especializadas não só em intercâmbios, mas em viagens com grupos de idosos. Essas empresas podem ser facilmente encontradas em sites de busca na internet.

Os idosos do século XXI estão se mantendo ativos no mercado de trabalho, mesmo depois de conquistar a aposentadoria. A maioria, inclusive, continua trabalhando por conta própria ou empreendendo.

Sabemos que a média de escolaridade desta população hoje é de 3 a 4 anos. No entanto, a idade e algumas dificuldades de memória, não são motivos para não voltarem a estudar. A cada ano, crescem as inscrições de idosos no Enem. Além disso, muitas universidades oferecem cursos livres para este público.

É importante manter o cérebro em forma: os jogos cognitivos, como quebra cabeças, palavras cruzadas, Sudoku e outros, são ótimas alternativas pois estimulam o raciocínio e trazem diversão. Além de serem uma ótima oportunidade para se reunir com a família e amigos.

O mundo virtual também traz muitas oportunidades de aprendizado. Hoje, já faz parte da rotina, os idosos estão cada vez mais conectados. Comprar on-line, usar as redes sociais, buscar as informações do cotidiano, assistir a vídeos sobre assuntos diversos, ouvir músicas, são apenas alguns exemplos do que se pode fazer no mundo virtual.

Cultivar as relações, manter a mente aberta, buscar e aceitar o novo e continuar aprendendo, melhora o humor, a autoestima e mantém a saúde física e mental. Tudo isso ajuda a ter uma excelente saúda e cultivar o bem-estar na melhor idade.

 

Seja um associado Anabay: Clique aqui!

Siga a nossa página no Instagram, o perfil é @anabayoficial.

Rua Domingos Jorge 1100, SP, São Paulo – CEP: 04779-900

Central de Atendimento (de segunda à quinta-feira das 9h às 16h e sexta-feira das 9h às 13h)
0800 818 2020 | WhatsApp 11 5039-7771 | previbayer@bayer.com