arquivos para download

baixe aqui os ultimos arquivos enviados

Olá


TÍTULO

DESCRIÇÃO

EVENTO

GRUPO

Ir para pasta:

Confira 3 dicas simples para dormir melhor e regular o sono

DATA: 01/07/20 Qualidade de Vida

 

Você costuma ter dificuldade para dormir? Seja por ansiedade, estresse, ou até crise de insônia, a falta de sono pode provocar efeitos negativos no corpo e na mente. Com o atual período de quarentena por conta da pandemia do coronavírus, muita gente tem acordado mais tarde — e, consequentemente, indo dormir mais tarde, mudando os padrões de sono.

Alterar a rotina de sono pode ser bem prejudicial à saúde. Se você dorme mais tarde, mas precisa acordar cedo no dia seguinte, terá menos tempo de descanso. Isso acaba provocando irritabilidade, cansaço, falta de energia, até perda de memória, dificuldade de concentração e mais ansiedade.

Portanto, é importante cultivar um padrão regular de sono, procurando dormir e acordar sempre no mesmo horário. Para te ajudar a manter essa rotina de sono, preparamos algumas dicas. Confira!

Evite passar muito tempo na cama quando estiver acordado

O cérebro precisa entender que, ao deitar na cama, você está se preparando para dormir. Portanto, evite passar muito tempo deitado depois de acordar. Levante-se, se espreguice bem, troque de roupa e comece o seu dia com mais disposição.

Na quarentena, muita gente está trabalhando de casa e, pela comodidade, acabam fazendo seu trabalho da cama, com o notebook no colo. Isso pode prejudicar a coluna, além de aumentar os níveis de estresse. É interessante dar um tempo para o cérebro despertar antes de começar as tarefas do trabalho.

Antes de dormir, prepare o ambiente

Para dormir bem, você pode começar a se preparar mesmo antes de deitar na cama. Especialistas recomendam tomar um banho quente uma ou duas horas antes de deitar e ler por pelo menos 10 minutos, seja deitado na cama ou numa cadeira confortável. Outra dica é diminuir a luz do ambiente e reduzir o uso de aparelhos eletrônicos, como celulares e computadores. Tudo isso ajuda a sinalizar ao corpo que é hora de descansar.

Em tempos de pandemia, outra recomendação é evitar ler notícias ou assistir jornais na TV pouco antes de dormir. Consumir essas informações pode aumentar seus níveis de ansiedade, medo e tristeza, e isso atrapalha o seu sono. Procure consumir um conteúdo mais leve ou ler um livro sobre algo que você goste.

Não leve preocupações para a cama

Uma das maiores causas de insônia é deitar na cama e começa a pensar. Esses pensamentos levam a preocupações, medos, planejamentos futuros ou lembranças nem sempre agradáveis do passado. Evite esses tipos de pensamentos negativos quando for dormir.

Tente reservar um tempo pela manhã ou durante o dia para refletir sobre os temas complicados. De preferência, escreva num bloco de notas, para que esses pensamentos não fiquem presos na sua mente e, se puder, converse com alguém sobre o que está sentindo. Assim, com a cabeça mais leve, você conseguirá dormir melhor.

Curtiu nossas dicas simples para ter uma boa noite de sono e assim cuidar mais da sua saúde? Compartilhe com seus amigos e conte para a gente suas experiências com o sono, nas nossas redes sociais.

 

Continue acompanhando nosso blog para conferir mais assuntos sobre bem-estar, comportamento, investimentos, economia e finanças.