arquivos para download

baixe aqui os ultimos arquivos enviados

Olá


TÍTULO

DESCRIÇÃO

EVENTO

GRUPO

Ir para pasta:

Saiba o que é Ciclo de Vida Financeira e como isso pode te ajudar nos investimentos

DATA: 01/04/21 Investimentos

Já parou para pensar que a sua vida financeira é feita de ciclos? O conceito de “Ciclo de Vida Financeira” ajuda a planejar melhor seus investimentos e definir seus objetivos de vida, de acordo com o momento de vida em que você se encontra hoje. 

Vamos entender um pouco mais sobre esse tema? Continue a leitura!

Duas fases: Crescimento e Proteção

O conceito de “Ciclo de Vida” nos investimentos pode ser dividido em duas grandes fases: Crescimento e Proteção. 

Na fase de Crescimento, você é jovem e tem muito tempo pela frente, logo pode investir em aplicações mais arriscadas de longo prazo. Essas aplicações de risco podem ter oscilações no curto prazo, mas irão trazer bons resultados se você tiver visão de futuro e deixar o investimento render ao longo dos anos.

Esta também é a melhor fase para aumentar a reserva financeira pouco a pouco, fazendo aportes esporádicos na aplicação sempre que receber um bônus ou uma renda extra. 

Na fase de Proteção, você já acumulou um bom patrimônio e não tem mais o tempo a seu favor, ou seja, está perto de se aposentar. O mais importante nesta fase é ser prudente:  buscar produtos de menor risco para proteger a reserva financeira acumulada, e continuar investindo aos poucos para colher os frutos na aposentadoria.

Também é possível pensar o “Ciclo de Vida” como um gráfico, dividido em três fases: Juventude, Meia-Idade e Terceira Idade. Na Juventude, você traça objetivos de vida, economiza e estuda para aprender a investir melhor. Na meia-idade, você trabalha na manutenção do seu patrimônio. E na terceira idade, você começa a desfrutar, sempre com consciência, o patrimônio acumulado.

Confira o exemplo da Betina Roxo:

Como descobrir em qual fase estou?

Faça uma análise do seu momento atual. Com quantos anos está no momento e com qual idade você pretende se aposentar? Já tem uma reserva financeira acumulada ou ainda está “engatinhando” no mundo das finanças e investimentos?

Geralmente, quem é jovem tem energia e tempo para acumular riquezas ao longo da vida. Nesta fase, é importante criar o hábito de economizar todos os meses e buscar aprender um pouco mais sobre o mercado financeiro.

Os investidores de meia-idade já têm algum dinheiro guardado, e por estarem mais próximos da aposentadoria, o foco é na proteção da reserva financeira. Essa fase pede uma postura mais conservadora, evitando correr riscos, pois não há tanto tempo para recuperação, caso haja alguma perda expressiva.

Na terceira idade, é o momento de usufruir dos benefícios. Mesmo assim, é importante tomar cuidado para não gastar todo o dinheiro de uma vez. Essa é uma fase que pede consciência e uma postura conservadora, para que os recursos acumulados não acabem antes do tempo.

Perfil Ciclo de Vida Previbayer

Para facilitar a vida dos participantes, a Previbayer decidiu aplicar esse conceito nos seus investimentos, criando uma opção dinâmica em que o perfil se altera de acordo com a idade de cada pessoa.

Assim, se você ainda é jovem, mas quer começar desde já a investir no seu futuro — seja para realizar um sonho ou mesmo para a aposentadoria —, a própria Entidade analisa o seu momento de vida e propõe uma carteira de investimentos com base nessas informações. 

Enquanto o Participante estiver fazendo contribuições, o dinheiro é automaticamente migrado entre os perfis oferecidos pela Previbayer de acordo com a idade, de forma que a estratégia dos seus investimentos garanta um equilíbrio entre risco e retorno.

Relação Risco X Retorno

No mundo dos investimentos, há uma regrinha básica: quanto maior o risco da aplicação e o tempo em que o dinheiro fica investido, maior deve ser o retorno. Portanto, quem tem o tempo a seu favor pode aplicar em títulos de longo prazo com taxas de juros maiores, mas que serão recompensadas ao longo dos anos. A única recomendação é não mexer no dinheiro durante o período pré-estabelecido.

Gostou de aprender mais sobre Ciclo de Vida e investimentos? Aqui no blog você encontra outras publicações sobre educação financeira, economia, além de dicas para organizar seu orçamento mensal e se preparar para a aposentadoria. Leia mais e não esqueça de compartilhar com seus amigos!

Rua Domingos Jorge 1100, SP, São Paulo – CEP: 04779-900

Central de Atendimento (de segunda à sexta feira, das 08 às 17h)
0800 818 2020 | contato@previbayer.com.br