Previbayer apresenta nova estratégia Bay Turquesa e reforça resultados dos perfis de investimento
DATA: 26/09/25 Últimas NotíciasNo dia 25/09, a Previbayer realizou uma live para apresentar aos participantes a nova estratégia Bay Turquesa e comentar os resultados mais recentes dos perfis de investimento.
O encontro contou com a participação do time de investimentos, que trouxe dados, projeções e comparações de mercado para reforçar a transparência e o compromisso da entidade em entregar valor de longo prazo.
A novidade está na forma de apresentar os resultados: com o objetivo de facilitar a comunicação com os participantes, a Previbayer mostrou como as estratégias de investimento e a composição dos perfis passam a ser apresentadas de forma mais clara e didática.

O Fundo Bay Turquesa
A Previbayer sempre investiu em diferentes classes de ativos:
> Renda Fixa, em estratégias mais passivas e atreladas ao CDI (Fundo Bay Azul) ou mais ativas (Fundo Bay Amarelo);
> Multimercados, por meio do Fundo Bay Laranja;
> Renda Variável, pelo Fundo Bay Vermelho.
A adoção das cores tem o objetivo de comunicar não apenas o tipo de estratégia, mas também o nível de risco de cada fundo e a forma como compõem os perfis de investimento.
A novidade é o Fundo Bay Turquesa, uma estratégia de longo prazo bastante aderente à previdência complementar, autorizada em dezembro de 2024 pela Resolução CNPC nº 61 para planos de contribuição definida. O fundo investe em títulos públicos indexados à inflação (Tesouro IPCA+, antigas NTN-Bs), mantidos até o vencimento, com uma taxa média de IPCA + 7,3%.
Performance dos fundos e destaque para o Bay Turquesa
Durante a apresentação foi divulgado o desempenho de cada fundo comparando com o CDI e com a meta de rentabilidade dos perfis, evidenciando que as estratégias adotadas têm cumprido o objetivo de gerar valor. Um ponto de atenção foi o Bay Turquesa, que no cenário atual apresenta resultado abaixo do CDI, mas acima das metas de rentabilidade. No entanto, foi destacado que essa condição é de curto prazo e durará enquanto a Selic permanecer nos atuais níveis.
Projeções e visão de longo prazo
De acordo com projeções do Boletim Focus de data 19/09/2025, em meados de 2026 o Bay Turquesa já deverá superar o CDI, reforçando seu potencial de retorno futuro.
Para ilustrar, foi realizado um teste retroativo que simulou os últimos 10 anos (120 meses): se a estratégia IPCA + 7,3% pudesse ter sido adotada desde 2014, os ganhos acumulados teriam trazido uma vantagem significativa ao portfólio – ainda maior do que a taxa média desse período (IPCA + 6%).
Enfim, essa hipótese não era viável em 2014, tendo sido autorizada pela PREVIC em dezembro passado por meio da Resolução CNPC 61, e representou um passo importante para garantir ganhos de longo prazo sem riscos de mercado.
Comparação com o mercado
Outro destaque da live foi a comparação com estudo da Aditus, que analisou 269 perfis de 38 EFPCs. Os resultados mostram que a Previbayer está em linha com o mercado, ainda que, no curto prazo, o perfil Super Conservador esteja impactado pela estratégia do Bay Turquesa. Foi ressaltado que essa análise tem limitações, já que não é possível observar com precisão o nível de risco e as diferentes alocações.
Compromisso com os participantes
O encontro reforçou que, embora a estratégia possa gerar uma percepção de frustração no curto prazo ao ser comparada com produtos de bancos, no médio e longo prazo ela tende a se mostrar vantajosa para os participantes, alinhada ao propósito de assegurar mais proteção e crescimento sustentável dos recursos.
Em breve disponibilizaremos a gravação da live na íntegra. Fique de olho em nosso site e redes sociais. Por enquanto, você pode conferir o material apresentado na live clicando aqui.








