arquivos para download

baixe aqui os ultimos arquivos enviados

Olá


TÍTULO

DESCRIÇÃO

EVENTO

GRUPO

Ir para pasta:

Setembro Amarelo: 5 dicas para cuidar da sua saúde mental e emocional

DATA: 01/09/21 Qualidade de Vida

A depressão, um dos problemas mais incapacitantes do mundo, já atinge cerca de 12 milhões de brasileiros. Quando não tratada, pode levar ao surgimento de outras doenças e, até mesmo, ao suicídio!

O momento atual pede atenção redobrada para sinais que podem indicar depressão, como alteração de humor e do sono, ansiedade, estresse, entre outros. Isso porque o isolamento social, apesar de ser uma medida sanitária necessária para o enfrentamento da pandemia, pode desencadear ou agravar transtornos psicológicos.

Para que isso não aconteça, é preciso conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde mental e dar visibilidade às campanhas de prevenção ao suicídio, como o Setembro Amarelo.

Neste mês tão importante, separamos algumas recomendações que podem ser postas em prática todos os dias, para reduzir, prevenir ou evitar essas condições:

1- Pratique o autocuidado

Não seja tão duro consigo mesmo e evite fazer autocobranças em excesso. Pense, você exigiria que algum amigo ou familiar fosse extremamente proativo mesmo se ele não estivesse bem psicologicamente? Com certeza não!

Então aplique essa mesma régua para si mesmo. Neste momento atípico, é completamente normal não conseguir ser 100% produtivo e alcançar todas as metas estipuladas anteriormente.

2 – Filtre o conteúdo que você consome

Consumir notícias é importante para se manter atualizado com o que acontece no país e no mundo. Mas é preciso evitar uma exposição excessiva a esse tipo de conteúdo. Que tal tirar um tempo para focar apenas em atividades leves e divertidas? Pode ser um bom momento para retomar aquele hobby que você deixou de lado, por exemplo.

3- Mantenha um estilo de vida saudável

Uma boa alimentação, exercícios físicos e noites bem dormidas são essenciais para uma mente saudável! Além disso, nada de consumir álcool, tabaco e outras substâncias tóxicas em excesso, ok?

Sabemos que mudar ou criar hábitos nem sempre é fácil. Mas comece aos poucos: foque em atividades físicas para iniciantes, diminua a fritura por um tempo e procure receitas de pratos igualmente gostosos com vegetais, acrescente frutas ao lanche da tarde, dentre outras pequenas mudanças. A diferença será perceptível!

4- Faça meditação e relaxamento durante o dia

Uma rotina muito agitada não faz bem para a saúde mental. Faça uma pausa do trabalho e de qualquer outra tarefa para relaxar e se observar internamente. Hoje já existem diversos aplicativos para te ajudar a relaxar e meditar, como por exemplo: Meditopia, Calm e Zen.

5- Mantenha contato com amigos e a família

Manter a família e os amigos por perto é essencial para ter uma vida mais feliz. Faça videochamadas, encontre-os quando possível e não deixe de compartilhar seus sentimentos com pessoas de confiança.

Dica Bônus: procure ajuda! Você não precisa esperar os sintomas avançarem para buscar ajuda profissional e nem para começar uma vida saudável.

O CVV (Centro de Valorização da Vida), inclusive, é um serviço de apoio emocional e prevenção de suicídio acessível a qualquer pessoa pelo telefone 188 ou site. Você não precisa passar por tudo sozinho!

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com os amigos nas redes sociais e esteja conosco nesta campanha do Setembro Amarelo! Para aprender mais sobre qualidade de vida e bem-estar, educação financeira, investimentos e muito mais, continue acompanhando nosso blog.

Rua Domingos Jorge 1100, SP, São Paulo – CEP: 04779-900

Central de Atendimento (de segunda à sexta feira, das 08 às 17h)
0800 818 2020 | contato@previbayer.com.br