arquivos para download

baixe aqui os ultimos arquivos enviados

Olá


TÍTULO

DESCRIÇÃO

EVENTO

GRUPO

Ir para pasta:

Três dicas que te ajudam a ser mais resiliente em tempos de incertezas

DATA: 09/06/20 Qualidade de Vida

O mundo já não é mais o mesmo. A pandemia da Covid-19 colocou muitos de nós em casa, de quarentena. Esse cenário modificou nossa rotina, nossos relacionamentos e também a maneira como lidamos com as emoções. Assim, uma característica da personalidade que passou a ser reforçada nesses tempos foi a resiliência.

Ser resiliente significa saber lidar com problemas, superar obstáculos, agir ativamente e com positividade diante de uma adversidade. Esse mindset pode ser aplicado em todos os contextos da vida: nos relacionamentos afetivos, com a família ou no trabalho.

Dessa forma, a resiliência pode ser interessante para manter a sanidade mental e equilíbrio emocional, ainda mais em tempos de crise e incertezas sobre o futuro. É importante conhecer bem o conceito para conseguir aplicá-lo no nosso dia, bem como nas relações com os outros.

A resiliência está associada à nossa capacidade de ser perseverante e não desistir dos nossos sonhos. Com ela, podemos aprender a controlar nossas emoções e pensar em soluções assertivas para os problemas do cotidiano. Ela também nos ensina sobre ter empatia e respeito com o próximo.

Sendo assim, preparamos aqui três dicas para você se tornar uma pessoa não só mais resiliente, mas também a buscar equilíbrio emocional. Confira!

Adversidades são pontes, não muros

É importante mudar a maneira como enxergamos os problemas da vida. Às vezes, as adversidades surgem no nosso caminho para nos ajudar a evoluir. Elas podem ser boas pontes que nos levam a lugares melhores, ou a escolhas mais positivas. Pense que, no momento presente, você está semeando para colher depois.

Permita-se sentir emoções negativas

Quantas vezes reprimimos ou ignoramos nossas emoções negativas? Fazer isso é mais comum do que pensamos, mas também é bastante nocivo para nosso equilíbrio mental. Portanto, se você está chateado, aborrecido, triste ou ansioso, seja por qualquer razão, não se cobre em ficar bem logo. Está tudo bem não estar bem o tempo todo. Permita-se.

Você não tem controle sobre a vida

Essa talvez seja uma das nossas maiores dificuldades em lidar com situações difíceis. Acreditamos que temos controle das situações, das pessoas, e queremos estar “no comando” da nossa própria vida. Mas pensar dessa forma só nos causa mais ansiedade. É importante haver equilíbrio: nem desistir do que você acredita, nem tentar fazer com que tudo seja do jeito que você deseja. 

Embora a resiliência seja um conceito interessante, também trata-se de algo um tanto difícil de ser colocado em prática. Para mudar nosso mindset, precisamos estar conscientes das nossas próprias atitudes e receptivos a novas ideias. Mas isso demanda bastante energia mental e atenção a cada momento da vida.

Mesmo assim, essas dicas podem nos ajudar a ter uma outra visão sobre as questões difíceis da vida. Quando entendemos melhor a nós mesmos, conseguimos ter relações mais saudáveis com as outras pessoas no mundo. Já abordamos sobre a importância de cuidar da nossa saúde mental aqui no blog, confira.

Continue acompanhando nosso blog para mais dicas de saúde mental, comportamento, bem estar, qualidade de vida e educação financeira.