arquivos para download

baixe aqui os ultimos arquivos enviados

Olá


TÍTULO

DESCRIÇÃO

EVENTO

GRUPO

Ir para pasta:

Saúde mental: dicas para cultivar uma mente tranquila.

DATA: 01/04/20 Qualidade de Vida

Ser mentalmente saudável está relacionado à maneira como reagimos aos eventos e exigências da vida, e ao modo como lidamos com nossos desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Quando essas questões estão equilibradas, há uma maior sensação de bem-estar e produtividade no dia a dia. 

A saúde mental também está associada à transtornos mentais, que vão desde síndrome de down, demência, alzheimer e dislexia, até distúrbios sociais como ansiedade, depressão, estresse excessivo etc. Trata-se de um complexo integrado entre corpo, mente e condições sociais de vida, que englobam e definem o conceito.

Estamos vivendo uma crise de epidemia global por conta do COVID-19, o coronavírus. A situação de contágio ganhou proporções mundiais e as recomendações são higienizar as mãos sempre, evitar o contato com outras pessoas e ficar em casa. Praticamente todos os países entraram em confinamento e quarentena, provocando mudanças na rotina de mais de um milhão de pessoas no mundo.

Em meio a este cenário, surgiram várias reflexões sobre os cuidados com a saúde mental. Percebemos como o convívio com outras pessoas é essencial na nossa vida. E também vimos a importância de ter uma rotina em que há tempo para trabalho, lazer e hobbies. Muitas empresas adotaram home office nesse período.

Tal momento também está sendo importante para pensar melhor em nós mesmos. Afastados dos círculos sociais, é possível refletir sobre si próprio e entender como cada um de nós opera no mundo. Ponderar sobre essas questões e buscar maneiras de lidar melhor consigo, certamente ajuda a cultivar uma boa saúde mental.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a carga de perturbações mentais segue se intensificando na maioria dos indivíduos. Essas questões geram impactos significativos na saúde das pessoas e também trazem consequências sociais. Uma pessoa com depressão grave, por exemplo, pode ter mais dificuldade em manter um trabalho estável.

Um indivíduo de mente saudável está bem consigo mesmo e com os outros. É capaz de lidar com as exigências da vida sob uma perspectiva leve e positiva. Também sabe que nem tudo são flores e existem momentos de tensão, medo, angústia. Assim, a pessoa com boa saúde mental reconhece seus próprios limites e busca ajuda quando precisa.

Ações para melhorar a saúde mental

Para ter uma mente tranquila, que responde com calma e otimismo aos eventos da vida, é preciso cultivar alguns bons hábitos. E muitos deles começam com pequenas atitudes no seu dia. Pensando nisso, listamos aqui algumas dicas importantes para ajudar a cultivar uma boa saúde mental.

Tenha uma rotina de autocuidado.

Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar do corpo. Os dois estão intimamente ligados. Muitas vezes, alimentar-se bem e praticar exercícios ajudam a desenvolver uma mente mais tranquila. 

Praticar atividade física libera hormônios da felicidade. Com eles, você se sente mais alegre, bem disposta e otimista em relação à vida. A atividade também ajuda a regular o sono e pode inclusive ser um refúgio para os problemas do dia.

Afaste-se de pessoas tóxicas.

Somos muito influenciados pelas atitudes, opiniões e estados emocionais das pessoas que estão no nosso convívio mais próximo. Como diz aquela famosa frase do empreendedor e palestrante Jim Rohn: “Você é a média das cinco pessoas com quem mais convive”.

Uma vez que existe essa influência, devemos ficar atentos às pessoas tóxicas. Elas podem estar no nosso dia a dia e, sem perceber, podem estar drenando nossa energia. Procure se cercar de pessoas que vão te fazer bem e te agregar coisas boas.

Pense em você mesmo.

Quantas vezes você já parou para refletir sobre as decisões que tomou na vida? Em alguns momentos da vida, precisamos fazer escolhas importantes, e esse tipo de reflexão pode ajudar a nos guiar para o caminho que queremos para nós mesmos. 

Às vezes, nos deixamos levar pela decisão dos outros, e acabamos deixando de seguir nossos sonhos por medo de não dar certo. Procure refletir sobre o que você já fez e assim definir suas prioridades futuras. Só você sabe o que é melhor para você mesmo.

Cuide bem do lugar onde você vive.

Uma boa saúde mental também está diretamente ligada com o ambiente físico o qual habitamos. Nossa casa, nosso ambiente de trabalho, até os lugares que frequentamos ao sair, podem contribuir ou prejudicar nosso estado mental e emocional.

Portanto, busque cuidar bem do lugar onde você mora. Procure manter uma rotina de limpeza com a casa, com sua salinha no trabalho. E se os lugares onde você frequenta estão te fazendo mal, procure conhecer outros ambientes. Busque experiências positivas para si mesmo.

Gostou do artigo? Continue acompanhando nosso blog para mais informações sobre bem-estar, comportamento, educação financeira e previdência privada. www.previbayer.com.br