Novembro Azul: mitos e verdades sobre o câncer de próstata e formas de prevenção

DATA: 01/11/19 Qualidade de Vida

Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre as principais doenças que acometem os homens. Existem inúmeras dúvidas acerca desse tema. Para esclarecer algumas, preparamos uma lista com os mitos e verdades. Confira! 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é uma das doenças mais comuns entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Esta doença é causa de morte de mais de 28% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.

Esses dados alarmantes mostram a necessidade da campanha Novembro Azul, para reforçar os cuidados com a saúde. O câncer de próstata é apenas uma das muitas doenças que afetam apenas os homens e detectá-las antecipadamente ajuda a salvar vidas.

Um dos fatores prejudiciais na detecção e tratamento do câncer de próstata é o preconceito que muitos homens ainda têm com o exame de toque retal. Quando se acredita que a “masculinidade” do homem será prejudicada por um exame que dura segundos, não só aumenta o preconceito com os profissionais, como também impede o diagnóstico da doença. 

Se não há possibilidade de fazer o exame, o câncer pode se desenvolver “silenciosamente” – pois essa é uma doença silenciosa que não apresenta sintomas nos primeiros estágios. Oncologistas afirmam que a detecção precoce do câncer de próstata aumenta em 95% as taxas de cura.

Vale ressaltar que o exame de toque retal não é a única forma de diagnosticar o câncer de próstata. É possível detectar o câncer nos estágios iniciais, realizando um exame de sangue chamado antígeno prostático específico (PSA). Se o resultado for positivo e houver suspeita de câncer, realiza-se outros exames para clarear ainda mais o diagnóstico e daí então começar um tratamento mais aprofundado. 

Este é um tema delicado que deixa muita gente em dúvida, especialmente sobre os sintomas e estágios da doença. Algumas generalizações são entendidas pelas pessoas como verdade, porém são mitos. Vamos ver algumas?

O câncer de próstata é uma doença que só acomete homens idosos.

MITO. Claro que a chance de a doença surgir ou piorar aumenta após os 50 anos. Entretanto, cerca de 40% dos casos são diagnosticados em homens abaixo dessa idade. A partir dos 40 anos, o homem deve ter mais atenção e fazer os exames com regularidade. 

Ter pai, irmão ou tio com a doença aumenta o risco.

VERDADE. Um dos principais fatores de risco da doença é a hereditariedade. Ter um parente de primeiro grau com a doença, duplica as chances. Se houver dois familiares, a chance aumenta em até cinco vezes. Quem tem casos na família precisa manter atenção redobrada na saúde e procurar um urologista a partir dos 45 anos.

Todos os casos de câncer de próstata precisam de tratamento.

MITO. O melhor tratamento vai ser indicado pelo médico urologista. Ele vai avaliar o seu estado de saúde atual, expectativa de vida e estadiamento da doença. Em alguns casos, há opção de apenas monitorar a evolução da doença e intervir apenas se houver progressão dela.

O sedentarismo pode aumentar o risco de desenvolvimento da doença.

VERDADE. A falta de atividade física pode levar a falta de oxigenação no sangue, o que prejudica o metabolismo. Assim como a obesidade, o sedentarismo provoca alterações moleculares responsáveis pela gênese da neoplastia, agravando o desenvolvimento do câncer de próstata. 

 

A campanha Novembro Azul reforça a importância de os homens se cuidarem, fazerem os exames e terem hábitos saudáveis. Quem cuida da saúde, tem chances menores de desenvolver o câncer de próstata e outras doenças. 

Portanto, procure manter a saúde em dia, ter boas práticas de atividade física, e não deixar de fazer os exames por um preconceito bobo. Consulte seu médico. Aproveite a campanha Novembro Azul para realizar exames e participar de ações de conscientização, seja em instituições públicas ou na sua empresa.

Continue nos acompanhando no blog para saber mais sobre dicas de bem-estar, cuidados com a saúde, informações de educação financeira e estilo de vida! 

 

Referências:

https://portaldaurologia.org.br/faq/mitos-e-verdades-sobre-o-cancer-de-prostata/

https://www.inca.gov.br/noticias/no-novembro-azul-inca-e-ministerio-da-saude-alertam-para-saude-do-homem 

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/diagnostico/773/149/ 

Rua Domingos Jorge 1100, SP, São Paulo – CEP: 04779-900

Central de Atendimento (de segunda à sexta feira, das 08 às 17h)
0800 818 2020 | contato@previbayer.com.br