arquivos para download

baixe aqui os ultimos arquivos enviados

Olá


TÍTULO

DESCRIÇÃO

EVENTO

GRUPO

Ir para pasta:

Como montar sua reserva de emergência?

DATA: 20/05/19 Planejamento

O valor reservado ajuda em caso de eventuais imprevistos

Todos nós estamos sujeitos a imprevistos. Seja um problema de saúde, acidente, dano material, ou até mesmo coisas boas, como a chegada de um filho ou uma viagem à trabalho. Mudanças inesperadas podem acontecer na nossa vida e é importante estar preparado.

A melhor maneira de se prevenir para essas eventualidades é montando uma reserva de emergência. Com esta reserva, você não fica dependente de empréstimos, familiares ou amigos para conseguir dinheiro, evitando ainda transtornos emocionais e outros apertos.

Para começar a sua reserva de emergência, é importante calcular pelo menos seis meses de despesas mensais. Você sabe quanto gasta por mês? Consegue fazer um balanço mensal e anual?

São questões fundamentais que te ajudam a se organizar financeiramente. Quanto antes você começar a economizar para montar essa reserva, melhor. Se colocar o valor numa aplicação de alta rentabilidade, poderá ter bons ganhos no futuro. Deixar um dinheiro guardado pode dispensar vários problemas, portanto, é algo fundamental para a sua vida.

“Conseguir juntar dinheiro em uma reserva para emergências significa ter maior condição de superar as situações adversas que a vida nos impõe, sem ter que lançar mão do uso do cheque especial toda vez que for necessário gastar em ocasiões inesperadas.” (Blog.Rico)

Mais do que investir em algo que você quer, como uma viagem ou a compra de um imóvel, a reserva de emergência é como um “colchão” de segurança, algo que você pode contar caso algo inesperado aconteça.

 

Como montar uma reserva de emergência do zero?

O primeiro passo para começar sua reserva de emergência é organizar as contas. Ver quanto gasta no mês, quais são as contas fixas e os gastos diários. Ao fazer esse simples check-up do mês, você será capaz de identificar onde gasta mais e quanto pode economizar.

Sabendo quanto consegue economizar, é hora de ver em quais investimentos colocar o valor e por quanto tempo. O ideal para uma reserva de emergência, é buscar investimentos que você pode fazer retirada a qualquer momento. Estude um pouco sobre as possibilidades.

Muitas pessoas, quando têm algum dinheiro sobrando, colocam na poupança. Mas existem outros investimentos disponíveis no mercado, com baixo risco, alta rentabilidade e liquidez – ou seja, que você pode sacar qualquer valor, a qualquer hora. Verificar esses investimentos é uma boa forma de montar sua reserva de emergência e estar preparado para qualquer eventualidade.

 

Previdência Privada e Reserva de Emergência: entenda as diferenças

Planos de previdência são diferentes dos investimentos realizados para montar uma reserva de emergência. Isso porque os planos de previdência não permitem movimentação financeira até um determinado prazo.

Então, caso algum imprevisto aconteça, se fizer a retirada do plano, você pode perder dinheiro. A cobrança de taxas e impostos pode ser bem alta, caso haja retirada do valor investido na previdência antes do acordado. Assim, o valor que você retirar pode ser até menor do que o valor investido inicialmente.

Por conta disso, os planos de previdência privada são bons para realizar desejos futuros, e para garantir segurança financeira na aposentadoria. Para fazer uma reserva de emergência, busque e estude outros tipos de investimentos com alta rentabilidade e que é possível ter movimentação apenas com a cobrança comum do Imposto de Renda.

Reserva de emergência, planejamento pessoal, finanças e controle de dívidas são alguns assuntos que serão abordados por Wellington Lanza na palestra que faz parte da 2ª Semana Mais Futuro. O economista fará sua apresentação no Site Socorro, Auditório 1 – prédio 504. Começa às 10h. A conversa também será transmitida online, confira: http://bit.ly/webinarplanpessoal

Veja também outras palestras que compõem a programação da Semana no nosso site: http://bit.ly/2semanamaisfuturo