Notas sobre Investimentos – Agosto 2018

DATA: 19/09/18 Investimentos

CENÁRIO

Ao contrário do mês anterior, agosto começou com muitas turbulências, tanto para o cenário doméstico quanto para o externo. Com a elevação das incertezas, a taxa de câmbio aumentou e os preços dos indicadores de mercado tiveram grandes oscilações durante o mês. No Brasil, a divulgação do PIB reforçou o cenário de lenta recuperação econômica.

No exterior, a Guerra Comercial, a recessão argentina e a crise turca tem gerado grande impacto nos países emergentes. Nos EUA, a taxa de juros foi mantida, em vista do forte crescimento da economia americana. Durante o mês de setembro, com a aproximação das eleições, ainda devemos ver uma volatilidade mais acentuada.

IMPACTO NAS CARTEIRAS

Na Renda Variável, acompanhando as incertezas, o Ibovespa fechou o mês com uma perda de -3,21%. Na Renda Fixa, a abertura das taxas fez com que as NTN-Bs e os Pré-fixados fechassem o mês em queda.

O perfil Aposentado teve a rentabilidade abaixo do CDI, impactado pela renda fixa. Os perfis 0 a 10, 10 a 20 e 20 ou mais apresentaram negativa, fortemente impactados pela renda variável e multimercado, mas os investimentos no exterior conseguiram defender a carteira.

Reforçamos sempre aos participantes o acompanhamento da rentabilidade não apenas no mês a mês, mas no acumulado de 12, 24 e 36 meses. Ainda tendo em vista o cenário eleitoral, as carteiras da Entidade permanecem defensivas, com atenção nas oscilações.

Rua Domingos Jorge 1100, SP, São Paulo – CEP: 04779-900

Central de Atendimento (de segunda à quinta-feira das 9h às 16h e sexta-feira das 9h às 13h)
0800 818 2020 | WhatsApp 11 5039-7771 | previbayer@bayer.com