Nota sobre Investimentos – Agosto 2022
DATA: 08/09/22 Investimentos(Atualizado em 08/09/2022)
Agosto foi um mês positivo para os investimentos da Previbayer, as questões dos juros e inflação global continuam a preocupar e deve ser assim ainda por um bom tempo. O Brasil, contudo, parece estar mais bem posicionado que o resto do mundo, e é isso que a bolsa doméstica vem apontando nos últimos meses.
O cenário global traz muitas incertezas, as preocupações com os rumos dos juros nos EUA tomam atenção dos investidores de todo o mundo, sendo este o mercado de referência para a grande maioria dos investimentos. A China também segue sendo fonte precauções devido seu menor crescimento durante o ano, o que afeta todo o comercio global, e as instabilidades do setor imobiliário pelo país. A Europa também gera temores, com a crise geopolítica e consequente crise energética para a União Europeia.
Já no Brasil o cenário parece ser melhor no comparativo. A retomada do setor de serviços pós o pior momento da pandemia continua trazendo maiores níveis de emprego, além disso, temos um cenário mais benéfico em relação a inflação, devido ao controle de preços pelo governo, e um banco central que fez um movimento de taxa de juros se antecipando aos demais países. Contudo as incertezas para 2023 são grandes, isto devido a uma eleição que se aproxima, risco fiscal, reversão do alívio na inflação e uma deterioração do consumo de bens que leva a um baixo nível de produção industrial, que já acontece e deve se intensificar ainda mais.
Em números, a bolsa brasileira (Ibovespa) teve alta de 6,2% no mês, enquanto o dólar teve queda de 0,2%. A Previbayer segue buscando as melhores oportunidades de investimento, mas entende que é um momento de cautela, tanto pelo cenário interno, quanto para o cenário externo.
PARA DETALHES DE ALOCAÇÃO E RESULTADOS
CONFIRA A LÂMINA DE INVESTIMENTO DE CADA PLANO: