Benchmark: porque é importante conhecer esse índice de referência, antes de investir?
DATA: 27/02/23 Investimentos
Quando você pensa na aposentadoria, imagina que terá tempo livre para viajar, visitar os familiares e fazer o que quiser, não é? E você não está errado. Porém, para ter essa qualidade de vida, é preciso se preparar — ou seja, investir.
Aqui na Previbayer você conta com todo apoio dos nossos especialistas, além de testes e conteúdo para te ajudar a investir da forma mais consciente e saudável. Claro que a melhor opção para a aposentadoria é a previdência complementar.
Mas mesmo nela, existem fatores que vale levar em consideração, como por exemplo a performance dos ativos ou dos fundos de investimentos aplicados na sua previdência. E uma maneira de avaliar essa performance é através do benchmark.
O que é benchmarking?
No mundo dos investimentos, o benchmarking é utilizado como um índice de referência que serve tanto para observar como outras aplicações financeiras estão se comportando, quanto criar metas estratégicas para alcançar determinados resultados. Essa análise é feita pela equipe de investidores da Previbayer!
Como funciona o benchmark nos investimentos?
De forma geral, o benchmark seria um índice de referência que compara o desempenho de diversos produtos financeiros. Essa comparação é feita analisando indicadores de mercado, como CDI e Ibovespa.
O objetivo principal do benchmark é determinar a rentabilidade de um investimento. Dessa forma, é possível ajudar os investidores a avaliarem qual é a melhor aplicação para investir, de acordo com suas necessidades e objetivos.
O benchmark, portanto, seria um índice de referência que usa indicadores de mercado para gerar uma comparação.
E na previdência, para que serve o benchmark?
Além de comparar ativos de um mesmo grupo de investimentos, esse índice de referência também serve como um parâmetro comparativo que pode ser entendido como uma meta a ser alcançada pelo perfil de investimento.
Por exemplo, supondo que um fundo previdenciário de ações tenha como principal objetivo entregar um resultado de rendimento acima de um índice Bolsa de Valores, o Ibovespa, por exemplo. Assim, o benchmark deste fundo é o Ibovespa, e podemos entender que o investidor está fazendo um bom trabalho quando superar o benchmark.
Analisando o benchmark de Perfis Previbayer
Para deixar mais claro do que se trata o benchmark e como ele pode ser um bom índice para ficar atento na hora de escolher o seu perfil de investimento, vamos observar alguns dados das últimas lâminas de investimentos de janeiro de 2023.
No plano CD Flex, por exemplo, o perfil Moderado superou o benchmark dos últimos 60 meses, acumulando uma rentabilidade acima da porcentagem projetada. Por outro lado, o perfil Agressivo não alcançou a meta estabelecida pelo benchmark neste mês de janeiro.
Para composição do benchmark, a Previbayer leva em consideração outros índices de referência para avaliar a performance de seus ativos. São eles:
> Poupança
> CDI
> IPCA
> IMA-B
> Ibovespa
> IDA-DI
> IHFA
> MSCI World
Agora que você sabe um pouco mais sobre benchmark, já pode compreender melhor as lâminas de investimento da Previbayer. E caso tenha alguma dúvida, procure a gente. Será um prazer ajudar!
Nessa página você pode acompanhar todas as lâminas de investimentos por ano e mês do seu plano. Não deixe de acessar e se informar!
Continue acompanhando nosso blog para mais postagens e conteúdos sobre economia, estilo de vida, investimentos e muito mais.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus colegas e amigos!
Aproveite para seguir nossas redes sociais: Linkedin | Instagram | Facebook