arquivos para download

baixe aqui os ultimos arquivos enviados

Olá


TÍTULO

DESCRIÇÃO

EVENTO

GRUPO

Ir para pasta:

Faça a Análise do Perfil de Investidor (API) e descubra sua tolerância ao risco

DATA: 01/12/20 Investimentos

Quando o assunto é investimentos, você sabe qual aplicação melhor combina com você? Além de ter um dinheiro guardado, também é importante conhecer um pouco dos produtos financeiros e saber qual é o seu grau de tolerância ao risco. 

Para te ajudar a descobrir tudo isso, basta responder algumas perguntas. Conhecido como Análise do Perfil do Investidor (API) ou em inglês Suitability, esse questionário é uma maneira de alinhar suas escolhas financeiras com os Perfis de Investimento oferecidos pela Previbayer.

O questionário é bem simples. Algumas questões são sobre nível de entendimento do mercado financeiro e o valor total dos seus bens somados. Outras buscam saber se você planeja suas finanças pessoais, quanto tempo tem para se aposentar e se tem tolerância a assumir riscos.

O foco principal do teste API é identificar a sua tolerância ao risco – ou seja, à volatilidade dos investimentos. De acordo com suas respostas, você se identifica com um dos perfis: Conservador, Moderado ou Agressivo. Vamos entender um pouco de cada um deles?

Diferenças entre os perfis de investidor

CONSERVADOR

Se você coloca a segurança em primeiro lugar e tem aversão ao risco, o seu perfil é CONSERVADOR. Esse perfil é indicado para quem faz questão de sentir seguro e prefere colocar o capital em um investimento que ele saiba quanto irá render no fim da aplicação. 

Os produtos desse perfil são maioria de Renda Fixa e tem retorno garantido. Ou seja, preferem uma rentabilidade a médio e longo prazo com mais proteção ao capital investido em vez dos resultados de curto prazo, que oferecem mais riscos nas operações.

MODERADO

Para quem continua prezando pela segurança mas busca retornos acima da média, o seu perfil é MODERADO. Nesse caso, você aceita assumir certos riscos e mesmo com a volatilidade das rentabilidades, ainda assim terá um bom rendimento. 

A carteira desse perfil é um pouco mais diversificada, mesclando produtos de Renda Fixa e Renda Variável. Pode ser composta de aplicações de títulos públicos de longo e médio prazo, por exemplo, e você pode ter flexibilidade no vencimento.

AGRESSIVO

Já se você está disposto a assumir maiores riscos, e não se importa em acompanhar o “sobe e desce” da rentabilidade, então o seu perfil é AGRESSIVO. Faz parte desse perfil quem tem amplo conhecimento de mercado e podem assumir altos riscos, com o objetivo de conseguir grandes ganhos no curto prazo.

Nesse caso, as aplicações são maioria de Renda Variável e a carteira é super diversificada, podendo ter produtos até com aplicações em dólar. Neste tipo de perfil, ter equilíbrio emocional faz toda a diferença já que as chances de perdas são muito maiores do que no perfil conservador e moderado.

Como fazer a alteração do Perfil de Investimentos?

Depois de responder o questionário, aparecerá na tela qual é o seu perfil de investidor – ou seja, Conservador, Moderado ou Agressivo. Também mostraremos qual o seu perfil de investimentos atual na Previbayer e se esta escolha é a mais indicada para você.

Embora o teste de API (Suitability) seja importante para definir qual é o seu perfil de investidor, ninguém melhor do que você para conhecer a sua carteira e saber como quer investir o seu dinheiro. Assim, você pode escolher se deseja alterar o seu Perfil de Investimentos da Previbayer de acordo com o seu resultado, ou não.

Para que você entenda melhor quais são os Perfis de Investimentos tanto da Previbayer como da Prevmon, e possa decidir com consciência baseado no seu momento de vida, confira nossa cartilha. Preparamos esse material com muito carinho!

BAIXE A CARTILHA: 

CARTILHA DE INVESTIMENTOS CD FLEX E PREVILEVE

CARTILHA DE INVESTIMENTOS PREVIMON CV

Lembrando que você pode repetir o teste sempre que sentir necessidade ou caso aconteça alguma mudança na sua vida financeira. Por ser uma exigência legal, é importante responder o questionário, mesmo se você já é participante na Previbayer.

Deu para entender um pouco mais sobre o API (Suitability)? Agora chegou a sua vez. Acesse a área restrita do participante, clique em “Análise Perfil Investidor”, leia com atenção as instruções, responda o questionário e clique em “gravar as respostas” no final. 

Contamos com você!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossos especialistas! 0800 818 2020 | contato@previbayer.com.br. E se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos! Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre investimentos, finanças, bem-estar e estilo de vida.