Educação financeira desde a infância: saiba o porquê e como falar sobre esse assunto com o seu filho.

DATA: 23/09/22 Previleve

Lembra a época em que a gente brincava de Banco Imobiliário? O clássico jogo de tabuleiro, além de divertir, ensina a administrar, investir e lidar com nosso próprio dinheiro (ainda que de mentirinha). Hoje, com seus filhos, é importante que o aprendizado seja passado de forma ainda mais estruturada, com métodos e ferramentas, para que ele cresça familiarizado com o tema e pronto para lidar da melhor maneira com esse aspecto da vida adulta.

Para te ajudar a ensinar suas crianças sobre gestão financeira, preparamos algumas dicas e reflexões que você pode praticar no dia a dia com sua família. Confira:

Por que é importante a educação financeira desde cedo?

Reconhecimento do valor do dinheiro

Vale a pena ensinar aos pequenos o valor das coisas, a importância de poupar para pensar no futuro e evitar gastos excessivos, focando no entendimento do que é necessário e do que não é.

Hábitos de consumo mais saudáveis

Mostre ao seu filho que algumas coisas têm muito valor e outras nem tanto. Entender a diferença vai te ajudar a repensar até a sua própria forma de consumir e evitar gastos com supérfluos.

Planejamento para o futuro

Ajude seu filho a montar desde cedo uma reserva financeira, ensinando-o a planejar para fazer uma faculdade, viagem, intercâmbio ou comprar uma casa quando ele for adulto. Mostre que juntando um pouquinho todo mês, é possível realizar sonhos.

Independência financeira

Quanto antes os seus filhos tiverem contato com planejamento financeiro, antes poderão alcançar a tão esperada independência financeira.

Agora que entendemos a importância de falar com as crianças sobre finanças, fica a dúvida: como colocar isso em prática? Não se preocupe! Também trouxemos umas dicas super simples que você pode aplicar no dia a dia com a molecada. Continue a leitura:

Como falar com as crianças sobre educação financeira?

Apostar numa  abordagem lúdica e diferente para cada fase da infância é a melhor forma de introduzir e aperfeiçoar o tema. Veja a seguir algumas dicas.

Monte um cofrinho criativo

Ensinar as crianças a terem persistência e paciência em guardar o seu dinheiro para algo especial é um bom passo em sua jornada financeira. Aproveite o momento para falar sobre rendimentos, administração de entradas e saídas e também sobre a importância de não gastar o recurso captado de uma única vez.

Conte historinhas lúdicas sobre o tema

Contar histórias para o seu filho desenvolve uma relação mais afetiva e de identificação, o que ajudará o maior entendimento da importância dos valores que deseja ensinar e maior engajamento também.

Use jogos de tabuleiro

Lembra do Banco Imobiliário que abriu essa conversa? Esse é o momento! Jogos de tabuleiro são ótimos para ensinar sobre administração do dinheiro, investimento e orçamento doméstico.

Leve as crianças ao supermercado

Peça para o seu filho fazer a lista do que precisa ser comprado e, no local, encarregue a criança de pesquisar o melhor preço para que a família consiga adquirir o item e ainda economizar. Não coloque um peso nisso, tente fazer uma abordagem calma e que ainda pareça uma diversão.

Você também pode garantir um futuro financeiro melhor para sua família

Além de ensinar a molecada a poupar e administrar o orçamento, fazer um plano de previdência assegura a você e sua família de ter um amparo financeiro maior.

Acesse a página do Previleve no nosso site oficial e confira informações sobre o plano familiar da Previbayer. E se quiser começar já a investir, fale com um dos nossos especialistas para tirar suas dúvidas e dar o primeiro passo no investimento para os seus filhos!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus colegas e amigos!

Rua Domingos Jorge 1.000, SP, São Paulo – CEP: 04779-900

Central de Atendimento (de segunda à quinta-feira das 9h às 16h e sexta-feira das 9h às 13h)
0800 818 2020 | WhatsApp 11 5039-7771 | previbayer@bayer.com