Dicas de finanças essenciais para as mamães e futuras mães!
DATA: 05/05/22 F. pessoaisA maternidade é uma fase transformadora na vida de qualquer mulher. Com ela, chegam ainda mais motivos de alegria, conquistas, aprendizados e, consequentemente, responsabilidades – não só com o novo membro da família, mas também com a rotina financeira.
Pensando nisso, neste Mês das Mães, preparamos uma matéria com dicas de finanças para as mamães e a todas as mulheres que pretendem viver este momento especial da maternidade no futuro. Confira!
1- Estabeleça prioridades de gastos
Quando o assunto é saúde financeira, é essencial saber o que é prioridade para sua família e filhos. Por exemplo: você prefere investir na decoração dos sonhos para o quarto da criança ou guardar para pagar um curso, uma aula de esporte ou uma alimentação mais saudável para ele?
Lembrando que não existe resposta correta! Você só precisa determinar bem suas prioridades de gastos e focar no que acha essencial. Afinal, não dá para abraçar o mundo todo de uma vez só, né?
2- Substituições são saudáveis!
Nem sempre é possível oferecer tudo que a criança quer, como um brinquedo novo, uma viagem, uma refeição especial. E está tudo bem!
Você pode tentar substituir o pedido do seu filho com algo inesperado, mais simples, que caiba no seu orçamento. Ao invés de comprar um brinquedo caro que logo cairá no esquecimento, surpreenda a criança com uma atividade tão divertida quanto: um dia com os amigos em um local que ele goste muito ou que nunca tenha ido, por exemplo.
3- E quando tiver que dizer não…
Não tenha medo de explicar o motivo real!
Quando a criança ou o adolescente pedir algo que está fora do orçamento no momento, explique o motivo por trás do “não”, fale sobre as finanças e convide-o para participar do planejamento familiar.
Quanto antes seu filho entender sobre dinheiro, melhor será a vida financeira dele no futuro!
4- Crie uma reserva financeira!
Infelizmente, você não pode prever os desafios do futuro, então, a melhor coisa a fazer é se preparar para eles antecipadamente. É essencial para qualquer família ter uma reserva financeira, principalmente quando envolve crianças!
Você também pode optar por um plano de previdência familiar, onde seu dinheiro fica rendendo até o momento que precisar resgatar.
5- Não hesite em pedir ajuda!
Muitas mães pensam que precisam dar conta de tudo sozinhas. Mas é essencial entender seus limites e saber pedir ajuda quando precisar, seja para os cuidados do filho ou, até mesmo, financeiramente.
Não se cobre tanto, você está fazendo seu melhor!
Esperamos que essas dicas sejam úteis para todas as mamães e futuras mães. Se você gostou do conteúdo, compartilhe com as amigas e não deixe de acompanhar o blog Previbayer!