arquivos para download

baixe aqui os ultimos arquivos enviados

Olá


TÍTULO

DESCRIÇÃO

EVENTO

GRUPO

Ir para pasta:

Rentabilidade passada não é o fator mais importante na previdência

DATA: 01/05/21 Previdência

Muitos participantes têm o hábito de observar a rentabilidade passada das aplicações na previdência, seja para começar a investir ou para trocar de Perfil de Investimentos. Porém, verificar apenas esse percentual não é a melhor maneira de avaliar o rendimento da previdência.

Antes de mais nada, é preciso entender que este é um investimento de longo prazo, uma vez que o foco é na aposentadoria. Assim, a escolha do Perfil de Investimento deve seguir a mesma lógica, de longo prazo. Isso significa dizer que não é porque um certo Perfil de Investimentos rendeu melhor em um ano que ele vai render bem em outro e, ainda mais importante, também não quer dizer que ele é o adequado para você. Tudo tem a ver com o seu momento de vida e planejamento para a aposentadoria.

Além disso, também há as contribuições—um valor descontado da folha de pagamento do participante e aplicado no plano todo mês. Sendo assim, o saldo do investimento será proporcional não só à rentabilidade, mas também ao tempo do plano e ao valor das contribuições aplicadas todo mês. É a consistência das aplicações e o longo prazo que fará diferença para o participante.

Entenda o melhor tipo de investimento

Antes de iniciar uma previdência, é importante saber os diferentes tipos de investimentos disponíveis nos planos. Na Previbayer, por exemplo, os Perfis de Investimento buscam atender às principais necessidades dos participantes, oferecendo aplicações desde as mais conservadoras até as mais arriscadas. 

<< Conheça os quatro Perfis de Investimento aqui >>

Mas é claro que tudo vai depender tanto dos objetivos financeiros do participante, quanto da sua tolerância ao risco. A rentabilidade da previdência se dá a partir do nível de risco que se pretende assumir num investimento. Quanto maior o risco, maior a rentabilidade, como já explicamos aqui.

Por isso é fundamental que o participante realize a Análise do Perfil de Investidor (API), um questionário para descobrir sua tolerância ao risco e alinhar suas escolhas financeiras com os Perfis de Investimento oferecidos pela Previbayer.

<< O teste está disponível na Área Restrita do participante. Saiba mais. >>

Como tomar a melhor decisão?

O questionário API irá trazer um resultado e mostrará uma indicação de qual Perfil de Investimento é o mais adequado para o participante, de acordo com suas respostas. Entretanto, ainda podem surgir dúvidas na hora de fazer uma previdência ou solicitar uma mudança de Perfil, no caso de quem já é contribuinte do plano.

A Previbayer conta com outros materiais de apoio que podem ajudar o participante a estudar melhor sobre os investimentos de previdência e tomar suas decisões com mais segurança. Alguns que destacamos aqui são:

– Cartilha de Investimentos, um material completo com todos os detalhes dos planos CD Flex, Previleve e Prevmon. Disponível aqui.

– Política de Investimentos, documento que expõe as ações de planejamento e gestão de longo prazo dos ativos dos planos. Confira aqui.

Depois de ler e conferir esses conteúdos, é possível ter uma visão mais detalhada dos planos, bem como tirar dúvidas a respeito de taxas de administração e cobrança de Imposto de Renda.

Sempre vale ressaltar que a Previbayer conta com gestores financeiros e uma equipe de especialistas treinados e capacitados para fazer a gestão das carteiras da melhor maneira possível, de acordo com os objetivos de cada participante. 

Campanha de mudança de Perfil de Investimento

No próximo dia 1º de junho começa a campanha para solicitar a mudança nos Perfis de Investimento dos planos CD Flex, Prevmon CV e Previleve. O período vai até o final do mês, dia 30, e as solicitações poderão ser feitas online com segurança.

O participante que deseja fazer a alteração no seu Perfil de Investimento precisa avaliar os fatores citados aqui — por exemplo, quanto tempo falta para se aposentar e quais os objetivos financeiros —, além de realizar o teste API.

Caso o resultado do teste seja diferente da situação atual, a Previbayer recomenda que o participante faça a mudança seguindo o resultado. Entretanto, não se trata de algo obrigatório, e se o participante quiser manter a carteira do jeito que está, não tem problema nenhum.

O que vale é refletir sobre suas condições de vida atualmente, o que deseja realizar no futuro (comprar algum bem material, fazer uma viagem quando for possível), e como deseja viver a aposentadoria. Definindo esses objetivos, é possível ter mais clareza em qual Perfil de Investimento deve aplicar seu dinheiro.

Gostou desse conteúdo? Não esqueça de enviar para seus amigos e compartilhar nas redes sociais! Continue acompanhando nosso blog para aprender mais sobre qualidade de vida na aposentadoria, educação financeira, investimentos e muito mais. 

Rua Domingos Jorge 1100, SP, São Paulo – CEP: 04779-900

Central de Atendimento (de segunda à sexta feira, das 08 às 17h)
0800 818 2020 | contato@previbayer.com.br