O que é Economia Digital e por que devemos nos adaptar a ela?

DATA: 17/04/23 F. pessoais

Trabalho remoto, biometria, reconhecimento facial, até mesmo as calls e as apresentações online — parece que a tecnologia tem dominado nosso dia a dia. Já reparou como estamos o tempo todo em contato com aplicativos, serviços digitais e aparelhos eletrônicos? O objetivo de tanta tecnologia é “facilitar a nossa vida”, mas ela também pode cobrar o seu preço.

Economia Digital: esse termo significa utilizar tecnologias digitais, como a internet e dispositivos móveis, para realizar transações comerciais. Por exemplo: se você usa o seu aplicativo do seu banco para pagar boletos, já está aplicando a economia digital no seu dia a dia.

Pilares da Economia Digital

Com a tecnologia como base para suas operações, a economia digital funciona a partir de quatro pilares principais. São eles: conectividade, uso de dados, segurança da informação e serviços personalizados. Vamos destacar brevemente sobre eles.

  • Conectividade: é necessário uma conexão de internet para que os serviços funcionem. Portanto, ter uma internet de alta velocidade, seja no dispositivo móvel ou no computador, é essencial para usufruir de tudo que a economia digital pode oferecer.
  • Uso de dados: Seja quando instalamos um novo app ou conversamos no whatsapp, estamos trocando informações o tempo todo, e eles são usados como “moeda” na era digital. Como disse o matemático Clive Humby, “os dados são o novo petróleo”.  
  • Segurança da informação: Justamente por ter bilhões de dados circulando na internet o tempo todo, que é necessário as empresas aplicarem políticas e normas de segurança. Dessa forma, conseguimos nos sentir protegidos ao criar uma conta ou até para usar um novo serviço. 
  • Personalização: Com vários dos nossos dados em mãos, as empresas podem “personalizar” seus serviços conforme nossos gostos e preferências. O maior exemplo disso são os streamings, que oferecem indicações de filmes, séries e outros programas conforme nossas avaliações.

Por que devemos nos adaptar à economia digital?

É difícil imaginar um mundo sem tecnologia. Até coisas comuns do dia a dia, como fazer um pedido no McDonald ‘s ou pagar um boleto, são feitas através do celular ou de uma tela digital. No setor da economia, podemos citar como principal exemplo as fintechs e startups bancárias que não contam com agências presenciais para oferecer serviços aos clientes — tudo é feito via digital.

Está se tornando quase uma necessidade: as empresas precisam se adaptar à economia digital. Uma organização tradicional que ainda resiste a esses processos, acaba ficando para trás, podendo ter prejuízos financeiros e afetar a sua relação com seus clientes, consumidores e participantes.

Embora seja um desafio, as tecnologias digitais não só facilitam nosso dia a dia como também reduzem custos operacionais das empresas e agilizam diversos processos que seriam mais lentos, ou teriam mais erros, se fossem cometidos por humanos. Claro que não podemos considerar uma substituição completa das tecnologias, mas vale pensar numa maneira de usar esses avanços digitais para tornar nossa vida mais simples, prática e fácil.

Aqui na Previbayer, os participantes conseguem resolver toda sua parte financeira através dos nossos canais digitais, seja aqui no site ou pelo app Meu Futuro +Leve, se o seu plano for o Previleve. Na Área do Participante, é possível conferir o saldo, fazer alterações no Perfil de Investimento e até realizar uma contribuição eventual, tudo no digital. 

Conheça mais dos planos da Previbayer acessando a aba Planos no menu do site.

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com amigos, colegas de trabalho e familiares. Siga também as nossas redes sociais para acompanhar as novidades que acontecem por aqui. 

Até a próxima!

Rua Domingos Jorge 1100, SP, São Paulo – CEP: 04779-900

Central de Atendimento (de segunda à quinta-feira das 9h às 16h e sexta-feira das 9h às 13h)
0800 818 2020 | WhatsApp 11 5039-7771 | previbayer@bayer.com