Entenda a Economia Prateada: um mercado voltado para o público sênior.

DATA: 22/11/21 Qualidade de Vida

A longevidade da vida nunca esteve tão em pauta. Principalmente quando o envelhecimento da população, com mais saúde e qualidade de vida, está criando um mercado com grande potencial de consumo: a chamada economia prateada. 

Segundo dados da ONU, em 2017 o mundo tinha 962 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Em 2050, esse número passará para 2,1 bi – o equivalente a 25% da população mundial. No Brasil, hoje temos 30,3 milhões de idosos e seremos 68,1 milhões em 2050. 

O mundo envelheceu, e o Brasil também. Isso fez com que a economia prateada ganhasse força no mercado mundial. Você já ouviu falar sobre o termo e todo o conceito que o engloba? Acompanhe!

O que é Economia Prateada, afinal? 

Originalmente do inglês, silver economy – economia prateada – é a soma das atividades do mercado voltado exclusivamente para as necessidades das pessoas com 50+. Também é conhecido como “economia da longevidade”, e cresce surpreendentemente conforme a população envelhece e a pirâmide etária se inverte em vários países. 

Qual o potencial de mercado da Economia Prateada no Brasil? 

Segundo Layla Vallias, cofundadora do Tsunami60+ (um estudo realizado com o público sênior consumidor), no Brasil esse mercado atinge a marca de 2 trilhões de reais por ano, representando pelo menos de 20% a 30% de qualquer mercado de consumo. No mundo, os valores chegam a 15 trilhões de dólares. 

Ao tratar da densidade populacional brasileira, os números não param de crescer. No Brasil são mais de 33 milhões de pessoas com mais de 60 anos e mais de 54 milhões de pessoas acima de 50 anos. A realidade dos negócios hoje é outra! 

O que as empresas estão fazendo para cumprir com essa demanda? 

As grandes transformações estão acontecendo nas startups, que utilizam da tecnologia para promover iniciativas que realizam essa conexão entre gerações – são criados meios para que as pessoas mais velhas conquistem sua independência dentro do lar, com auxílio integral da tecnologia. O digital já é uma realidade para esse público. 

Se engana quem pensa que os gastos do público maduro são voltados apenas para saúde. Com o desenvolvimento da medicina e ciência, a qualidade de vida e longevidade crescem juntas, sendo assim, para este público sobra mais tempo para viajar, empreender, comprar e investir.

Como atender o público sênior? Confira algumas dicas!

  1. Compreenda suas necessidades: busque entender a geração prateada por meio de dados e administre o que eles desejam, necessitam, como gostam de ser atendidos, etc;
  2. Não generalize: segmente diferentes perfis pois há uma grande diversidade nessa parcela da população que detém necessidades diferentes;
  3. Entenda suas limitações: pense nos produtos que se adequam às limitações desse público, visando proporcionar uma experiência única para o consumidor;
  4. Lembre-se que os idosos também estão nas redes sociais: há oportunidades valiosas de negócio a serem exploradas junto a esse público consumidor no universo digital.

A Previbayer atende com muita atenção e cuidado todo o público sênior, para juntos vivermos o presente garantindo o futuro. 

Acompanhe nosso blog para ficar por dentro das novidades do mercado, aprender sobre bem estar, qualidade de vida e educação financeira! 

Rua Domingos Jorge 1100, SP, São Paulo – CEP: 04779-900

Central de Atendimento (de segunda à sexta feira, das 08 às 17h)
0800 818 2020 | contato@previbayer.com.br