Finanças Femininas
DATA: 08/03/19 F. pessoaisO empoderamento feminino tem estado bastante em pauta na atualidade, porém o que pouco se discute é sobre educação financeira, algo primordial na vida da mulher. No entanto, ainda existe um tabu de raízes históricas quando se trata do dinheiro para a mulher, pois por muitos anos, os homens foram ensinados a serem os ‘provedores’ da casa, enquanto as mulheres ficavam cuidando do lar e de seus filhos. Para entender melhor, o filme “O Sorriso de Monalisa” e a série “As Telefonistas” são bons exemplos para mostrar a realidade da mulher na década de 50, por exemplo.
Além disso, desde cedo, muitas mulheres não foram ensinadas a lidar com o dinheiro, gerando dificuldades financeiras ao longo do tempo. Outro dado importante é o constatado no Estudo de Estatísticas de Gênero, feita pelo IBGE em 2017: as mulheres trabalham três horas a mais do que os homens (somando o trabalho, as tarefas domésticas e outros afazeres), e mesmo assim, ganham apenas o equivalente a dois terços (76%) do rendimento deles.
Ter uma boa relação com dinheiro é importante para o empoderamento feminino. Por isso, recomendamos alguns sites, blogs e livros para terem uma base para começar. Confira a seguir:
LIVROS:
- Bolsa Blindada, de Patricia Lages.
O livro mostra como uma mulher pode ser expert na administração do orçamento familiar. A autora conta com dicas básicas, de maneira leve e descontraída. Veja outros livros sobre o tema, no site de Patrícia.
- Valor Feminino, de Andrea Villa Boas.
A autora trata de várias questões femininas com relação ao dinheiro, além de propor muitas mudanças e reflexões
- Ganhar, gastar e investir: o Livro Do Dinheiro para Mulheres, de Cynthia De Almeida e Denise Damiani.
Esse outro livro conta todos os conceitos que você precisa conhecer para conseguir administrar bem o seu dinheiro com sucesso, oferecendo exemplos em temas como casamento e divisão de gastos.
BLOGS:
- Dinheirama
O Dinheirama é uma empresa focada em educação financeira que busca aumentar o nível de conhecimento dos consumidores de informação e das empresas. De forma simples e fácil, eles tratam de assuntos ligados à economia, finanças e educação financeira.
- Me poupe!
- Finanças Femininas
Indicamos outro site bem conceituado que é Finanças Femininas. Desenvolvido pela Carol Sandler, é considerado um dos melhores sites financeiros para mulheres do país, discutindo sobre dinheiro de mulher para mulher. A principal intenção é empoderar as mulheres através da educação financeira.
- Educação Financeira, da Previbayer
Acompanhe também o nosso blog: Educação Financeira, você vai encontrar sobre muitos artigos sobre investimentos, finanças pessoais, planejamento e educação previdenciária. Além de tópicos sobre orçamento familiar, dicas de leitura e download de uma planilha de controle pessoal.
O bem estar financeiro é um fator relevante para o empoderamento feminino. É dessa maneira que a Previbayer pretende ensinar muitas mulheres a administrar as suas finanças de forma prática e desconstruída.
Esperamos que com essas dicas e sugestões, vocês possam ficar mais independentes do que nunca, o que acham?
A Previbayer deseja à todas as mulheres, um especial e empoderado Dia da Mulher.