Você sabe o que é SVR?

DATA: 23/02/22 Dinheiro

Durante todo o mês de fevereiro, você com certeza ouviu falar sobre a sigla SVR. Ela se tornou destaque em jornais, notícias e informes de bancos. Mas você sabe o que ela significa exatamente?

Essa é a sigla para “Sistema Valores a Receber” e por meio da nova plataforma do Banco Central, você pode realizar consultas de valores esquecidos em bancos, instituições financeiras ou consórcios, seja por pessoa física ou jurídica. Esse novo sistema foi disponibilizado a partir do dia 14 de fevereiro, e veio para substituir o Registrato, que reunia informações sobre suas movimentações financeiras.

Confira neste texto o que é e como funciona o SVR!

SVR: O que é?

O Sistema Valores a Receber é um serviço do Banco Central (BC) no qual você pode consultar se possui algum dinheiro esquecido em instituições financeiras na qual você já tenha algum tipo de conta. Caso tenha, também é possível saber como resgatar o valor a partir das datas definidas pelo BC. 

O Banco Central estimou que um total de 8 bilhões de reais foram esquecidos dentro das instituições financeiras por parte de pessoas físicas ou jurídicas, através de contas correntes ou poupança encerradas, mas que possuíam: saldo disponível, tarifas cobradas sem o devido consenso, cotas de capital ou divisão de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito e recursos monetários não procurados de grupos de consórcios extintos.

Para aumentar o acesso e melhorar a qualidade de atendimento para você e toda a população, o BC criou um site exclusivo para consulta: valoresareceber.bcb.gov.br

Como fazer a consulta ao SVR?

Para fazer a consulta dos valores, você deve entrar no site, informar o CPF, ou CNPJ para pessoas jurídicas, a data de nascimento ou de abertura da empresa. Esses são os únicos documentos necessários para que você faça a consulta. 

Conforme a informação disponibilizada pelo Banco Central, se houver algum valor a ser recebido, as informações não serão exibidas imediatamente na sua tela. O SVR indicará uma data de agendamento para que você tenha acesso ao montante exato que deverá ser recebido e como solicitar a transferência.

As pessoas físicas ou jurídicas que, no momento da data de agendamento, souberem que possuem valores a receber, podem confirmar o montante a ser devolvido e solicitar transferência a partir do dia 7 de março deste ano. As datas para resgate do valor que você deve receber serão agendadas conforme o ano de seu nascimento, se você for pessoa física, ou de criação da sua empresa, se você for pessoa jurídica. 

Não deixe de consultar essa plataforma, uma graninha não esperada é uma ótima oportunidade para você investir mais no seu futuro! Pense nisso 🙂

Se você gostou desse conteúdo, que tal compartilhar com os amigos nas redes sociais? E para aprender mais sobre qualidade de vida, bem-estar, educação financeira e investimentos, continue acompanhando nosso blog!

Rua Domingos Jorge 1100, SP, São Paulo – CEP: 04779-900

Central de Atendimento (de segunda à quinta-feira das 9h às 16h e sexta-feira das 9h às 13h)
0800 818 2020 | WhatsApp 11 5039-7771 | previbayer@bayer.com