arquivos para download

baixe aqui os ultimos arquivos enviados

Olá


TÍTULO

DESCRIÇÃO

EVENTO

GRUPO

Ir para pasta:

Dia do Consumidor: como aproveitar as ofertas e evitar fraudes

DATA: 03/03/20 Consumo

Uma data importante para o comércio e varejo nacional é o Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março. Muitas lojas aproveitam para fazer ofertas e promoções ao longo de toda a semana. É um bom momento para aproveitar preços baixos e ir às compras!

Mas lembre-se de ficar atento, principalmente às ofertas exageradas e “propagandas enganosas”. Já abordamos algumas vezes sobre cuidados com compras aqui no blog. Na Black Friday, por exemplo, citamos dicas para você ficar atento aos golpes e fraudes na internet. Também explicamos o método de pagamento mais seguro para compras online.

Nesta postagem, vamos falar um pouco de como surgiu o Dia do Consumidor e apresentar algumas dicas importantes para analisar na hora de conferir as ofertas. Continue a leitura!

Como surgiu o Dia do Consumidor

A data foi criada em 1962 pelo ex-presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, em celebração aos direitos do consumidor, especialmente no varejo. Mundialmente, o Dia do Consumidor é comemorado dia 15 de março. No Brasil, as promoções acontecem ao longo da semana, e por isso ficou conhecida como Semana do Consumidor.

Esse é um dos momentos mais importantes do ano para o comércio online. Segundo a pesquisa do Google Survey, as lojas virtuais brasileiras recebem 13 milhões de visitas a mais, e os downloads de apps de varejistas crescem 26% ao longo da semana. No próprio Dia do Consumidor, esse aumento é de 23%.

Nesse período, as lojas oferecem promoções e descontos nos produtos. Entretanto, algumas também dão outras vantagens — como por exemplo frete grátis, juros baixos e a possibilidade de dividir o valor da compra em mais parcelas. Fique atento à essas facilidades antes de passar o cartão de crédito.

Como fazer compras conscientes na Semana do Consumidor

A melhor dica para fazer compras seguras nesse período de promoções é pesquisar muito. Se você está buscando um produto específico, acesse diferentes sites para conferir o histórico de preços. Veja quais lojas são mais confiáveis e mostram as informações com clareza. 

Algo que ajuda muito nessa pesquisa são os comparadores de preços. No site da Zoom e do Buscapé, por exemplo, é possível ver gráficos com a mudança de valores nos últimos seis meses. O site Compara TechTudo também permite verificar se o valor cobrado no momento é mais baixo do que os últimos meses. 

Outra sugestão que pode te ajudar a ficar atento às promoções é criar alertas. Cadastrando seu e-mail nos sites das lojas, você pode receber um aviso de quando o produto está disponível e, melhor, com o valor que você pode pagar. 

Lembre-se ainda de verificar as lojas físicas do seu bairro e da sua cidade. Às vezes, uma venda online pode ser mais barata, porém o preço do frete pode deixar o produto até mais caro do que comprar na loja. Tire um dia no final de semana para andar nas lojas e encontrar o produto com o melhor preço.

É importante sempre definir uma quantia certa para comprar produtos. Mesmo com descontos e ofertas na Semana do Consumidor, você precisa saber quanto pode gastar. Isso evita gastos excessivos e até impede de acumular dívidas.

Continue acompanhando nosso blog para mais dicas de educação financeira, estilo de vida, comportamento e bem-estar.