arquivos para download

baixe aqui os ultimos arquivos enviados

Olá


TÍTULO

DESCRIÇÃO

EVENTO

GRUPO

Ir para pasta:

Black Friday: qual o meio de pagamento mais seguro para compras online?

DATA: 10/11/19 Consumo

Uma das maiores datas de compras do mundo acontece em 29 de novembro, um dia após o Dia de Ação de Graças nos EUA. Na Black Friday, várias lojas de departamento, varejo, shoppings e e-commerces entram em promoção e oferecem grandes descontos em vários produtos.

As promoções da Black Friday acontecem durante todo o mês de novembro, mas as principais acontecem na última semana. Para quem gosta de economizar, o dia 29 de novembro é o momento ideal para fazer as compras de Natal e Ano Novo, seja para si mesmo, para familiares ou até itens para a casa.

O melhor conselho para aproveitar bem as promoções da Black Friday é fazer um planejamento financeiro o quanto antes. Tenha clareza que seus gastos continuarão altos mesmo após as compras, ainda mais se você pretende viajar no final do ano. Observe os gastos que precisará arcar no início do ano que vem – a época de maior gastos dos brasileiros, segundo o Nubank

Portanto, veja quais contas você precisará pagar nessa época, tais como IPVA do carro/moto, matrícula da escola dos filhos, fatura do cartão de crédito acumulada dos gastos do Natal e Ano Novo, entre outros. Essa será uma época de muitos gastos, portanto, fazer um planejamento financeiro no momento é ideal para escolher suas compras.

Após realizar esse planejamento, é hora de identificar os produtos que você gostaria de comprar na Black Friday. Faça uma lista das coisas que precisa com urgência, como algum item que está faltando em casa ou algo que vai te ajudar no dia a dia. Veja o valor desse produto antes de começarem as promoções e observe se os descontos realmente valem à pena. 

Com tudo isso em mente, é hora de verificar a melhor forma de fazer compras na Black Friday. Muitas pessoas usam o adiantamento do FGTS ou algum bônus para comprar produtos à vista. Entretanto, é importante ficar atento a fraudes e descontos falsos – coisas comuns que acontecem nessa época, principalmente em compras online.

De acordo a E-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico, a forma mais segura de realizar as compras na Black Friday é com cartão de crédito. A expectativa é que o cartão seja usado em 82% das transações durante a Black Friday deste ano. 

Entretanto, ainda há clientes que optam pelo boleto bancário. Neste método, as chances de golpes são maiores, pois uma vez que o documento é pago, as instituições financeiras não conseguem estornar o valor ou proteger o consumidor de qualquer risco. 

Portanto, fique atento aos sites das lojas. Muitas vezes acontece de vendedores mal intencionados criarem sites semelhantes aos das lojas grandes, como Magazine Luiza ou Lojas Americanas, e aplicarem fraudes. Se os sites oferecem apenas boleto bancário como forma de pagamento, há ainda maior chance de fraudes.

Para que você se proteja e evite fraudes, o mais recomendado é usar o cartão de crédito. As lojas precisam de uma documentação extensa para aprovar compras com cartão, enquanto que com boleto, o valor pode ser facilmente direcionado a uma conta laranja. 

Além disso, se fizer a compra pela internet e o produto não chegar, você pode reverter o valor, denunciando a compra às operadoras de cartão. O processo pode ser um pouco demorado e talvez você tenha que esperar receber um novo cartão, mas para sua segurança, é melhor do que dar margem para fraudes e perder dinheiro. 

Mas, se por preferência ou mesmo pelo preço, você optar pelo pagamento com boleto, avalie todos os aspectos do site. Veja se a página inicial é segura, se a oferta é verdadeira e até se os contatos (e-mail, telefone, atendimento virtual) são verídicos. Verifique também comentários sobre a loja nas redes sociais, e cheque atentamente todos os dados que virão impressos no boleto.

Por via das dúvidas, o mais indicado pelo item segurança, é usar o cartão de crédito. Basta prestar atenção no seu limite, planejar-se financeiramente e controlar suas contas para não se endividar no fim do ano.

Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdo sobre educação financeira, qualidade de vida, bem-estar, aposentadoria e outros assuntos relacionados. 

Confira os planos de previdência privada para você e sua família no nosso site: www.previbayer.com.br