Confira 5 dicas para aliviar a ansiedade na quarentena

DATA: 01/07/20 Qualidade de Vida


Não restam dúvidas que estamos passando por um período difícil em todo o mundo. O cenário de pandemia deixa muitos de nós apreensivos, preocupados com a nossa saúde e das outras pessoas também. Por essa razão, muitos estão em quarentena, em casa — e essa situação pode trazer seus pontos positivos e negativos.

Ficar em casa tem sido um desafio para muitas pessoas. Lidar com trabalho remoto, família, filhos, educação das crianças, além de encontrar tempo para lazer e descanso, são fatores que contribuem para um aumento considerável da ansiedade. Como nós, brasileiros, já somos ansiosos, a atual situação parece aflorar ainda mais nossas emoções.

Portanto, é fundamental tomar alguns cuidados para não permitir que a ansiedade domine a nossa vida, se tornando uma paranóia ou neurose. Podemos cuidar do nosso bem-estar e buscar equilíbrio emocional com algumas práticas no nosso dia a dia. Para te ajudar com isso, sugerimos aqui maneiras de lidar com a ansiedade durante a quarentena. Confira!

Mantenha-se conectado… com pessoas!

Com o isolamento, muita gente está em casa, longe de seus familiares, principalmente dos mais velhos. Assim, o sentimento de solidão aumenta os níveis de ansiedade e estresse.

Por isso, mantenha-se conectado com quem você ama. Lembre-se de conversar com amigos, ligar para a família que está distante, conversar com seus colegas. Essa interação, ainda que virtual, te ajuda a se sentir melhor e a aliviar a sensação de isolamento.

Tenha horários estabelecidos

Essa talvez seja uma das maiores dificuldades do home office. Em casa, acabamos trabalhando demais, passando do horário comercial que estávamos acostumados. Outras vezes, interrompemos uma atividade no meio do trabalho, para ajudar em alguma tarefa da casa ou dar atenção aos filhos. 

Nesses casos, precisamos ser firmes e realmente colocar limites, tanto para nós mesmos como para quem mora conosco. Defina os horários de trabalho, bem como tempo para descanso e lazer. Essa mudança fará diferença na sua rotina.

Pratique exercícios e se alimente bem

Outra grande dificuldade de ficar em casa é continuar com a rotina de exercícios, mas é possível praticar atividade física mesmo em casa! Há várias academias e professores oferecendo treinos e aulas online, além de lives e videochamadas em grupo. A quarentena não pode ser desculpa para ficar parado! 

O mesmo vale para alimentação. Com a pandemia, aumentou o consumo de comida por delivery. Mas isso não significa que devemos comer sempre fast food. É possível pedir pratos saudáveis em restaurantes, ou até solicitar para entregar as compras do mercado em casa. 

Descubra novos hobbies

Apesar da ansiedade e das dificuldades em ficar em casa, a quarentena está ajudando muita gente a descobrir novos hobbies. Se antes não tínhamos tempo de fazer algo novo, fosse pelo tempo no transporte do trabalho até em casa, ou pelo cansaço da rotina, agora isso mudou.

Portanto, aproveite seu tempo livre para pesquisar novos hobbies, inventar algo novo que você sempre quis fazer mas não tinha tempo. Pode ser cozinhar, pintar, reformar algo simples em casa, fazer uma hortinha… São várias as opções!

Pense que tudo isso vai passar e relaxe

O momento que estamos vivendo não durará para sempre. Em outros países, a pandemia já foi controlada e a situação está se normalizando. O mesmo deve acontecer no Brasil, de uma forma diferente e aos poucos. Tudo isso vai passar, eventualmente.

Além do mais, pouco do que acontece neste momento em relação ao vírus está no nosso controle. Não precisamos nos preocupar excesso, apenas seguir as medidas de prevenção e reforçar os cuidados. Fora isso, é relaxar, aproveitar o home office quando possível, dedicar tempo para nós mesmos e para nossa família. Cuidar do nosso bem-estar também tem a ver com cuidar bem de si mesmo.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos! Aproveite para colocar algumas delas em prática e contar para gente como está a sua rotina, nas nossas redes sociais

Continue acompanhando nosso blog para conferir mais assuntos sobre bem-estar, comportamento, investimentos, economia e finanças. 

Rua Domingos Jorge 1100, SP, São Paulo – CEP: 04779-900

Central de Atendimento (de segunda à quinta-feira das 9h às 16h e sexta-feira das 9h às 13h)
0800 818 2020 | WhatsApp 11 5039-7771 | previbayer@bayer.com