arquivos para download

baixe aqui os ultimos arquivos enviados

Olá


TÍTULO

DESCRIÇÃO

EVENTO

GRUPO

Ir para pasta:

Confira 4 passos para não se sabotar e conquistar sua independência financeira

DATA: 01/09/20 F. pessoais


Quem nunca sonhou em um dia não precisar mais fazer contas pra saber se vai conseguir pagar todas as contas do mês? Todo mundo, ao menos uma vez na vida, considerou que poderia ter mais controle financeiro e assim também investir melhor, seja para realizar um sonho ou para garantir a aposentadoria.

Se você faz parte desse grupo, acredite, você pode começar hoje mesmo a correr atrás da sua independência financeira! Com alguns hábitos, é possível ter controle dos gastos e aprender a investir melhor no seu futuro. Mas, é claro, isso exige disciplina.

Preparamos dicas para você refletir e buscar essa conquista, pois o esforço que fazemos hoje vai nos render bons frutos futuramente. Continue a leitura para conferir dicas de como superar hábitos sabotadores e melhorar a sua vida financeira!

Organize suas despesas

Por mais repetitivo que pareça, esse passo é realmente importante. É mais difícil economizar e até investir se você não tem um controle básico do que gasta todo mês. Por isso, procure anotar num caderno ou fazer uma planilha com suas despesas — tanto as fixas como aluguel, conta de luz e internet, quanto os gastos com alimentação, compras e lazer. Assim, você consegue identificar quais são os seus maiores gastos, e também perceber onde está passando do limite em despesas supérfluas.

Monte uma reserva de emergência

Antes mesmo de investir na aposentadoria, é importante que você estruture seu orçamento mensal para montar uma reserva de emergência. Esse valor corresponde, no mínimo, a 6 meses de gastos mensais. Isso te dá mais segurança pois, caso algum imprevisto aconteça, você poderá contar com essas economias. É importante investir esse dinheiro numa aplicação que você possa fazer resgates a qualquer momento, sem perda de rentabilidade ou cobrança de imposto de renda.

Aprenda a investir melhor

Com a reserva financeira minimamente organizada, você pode pensar em fazer outras aplicações e ampliar seus horizontes de investimentos! Mas cuidado: nada de entrar de cabeça nesse mundo antes de saber muito bem o que está fazendo. Estude, leia, assista vídeos, faça testes e pense de forma consciente antes de aplicar. Aos poucos, você começa a se familiarizar com os termos financeiros e conseguirá investir mais tranquilamente.

Encontre maneiras de ganhar mais

Você pode buscar uma renda extra, empreender ou fazer trabalhos freelancer (pequenos projetos). Mas, além disso, é importante refletir sobre o estilo de vida que você vive hoje e como isso está afetando suas finanças. Às vezes, reduzir alguns gastos tanto ajuda a conquistar a independência financeira mais rápido, como te dá mais tranquilidade no dia a dia. Outro ponto é que, com um trabalho freelancer por exemplo, você passa a não depender somente de uma fonte de renda para viver. Além disso, pode aprender a administrar o seu dinheiro de maneira mais organizada e efetiva.

Gostou das nossas dicas para conquistar a sua independência financeira? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais! Continue acompanhando nosso blog para conferir mais assuntos sobre bem-estar, comportamento, investimentos, economia e finanças.