arquivos para download

baixe aqui os ultimos arquivos enviados

Olá


TÍTULO

DESCRIÇÃO

EVENTO

GRUPO

Ir para pasta:

Convide os filhos a participarem do orçamento da família

DATA: 27/03/18 Orçamento

O sonho de comprar um carro novo, reformar a casa, fazer aquela viagem internacional, pagar a faculdade dos filhos, são comuns em muitos lares. Todas essas são questões que podem ser abordadas em conjunto, com a família. E é possível incluir os filhos nessas conversas, inclusive mostrando a eles como fazer para guardar dinheiro para conquistar todas essas coisas no futuro. 

O hábito de conversar sobre os planos e necessidades da família com os filhos, é muito saudável, e pode ser inserido na família desde cedo. É possível mostrar às crianças a importância de ter organização financeira, de guardar dinheiro. Envolvê-los nas decisões financeiras, respeitando a idade de cada um e seu desenvolvimento pessoal, pode ser um importante passo para a vida adulta.

Em caso de filhos adolescentes, também é importante que essa conversa aconteça, principalmente em questões como mesada ou ajuda de custo. Os pais fazem o que podem para dar uma boa vida aos filhos, mas também é interessante que eles possam buscar sua própria independência financeira em algum momento da vida. Para isso, é importante que isso seja algo conversado em casa. 

Inclusive, é interessante avaliar junto da família, a possibilidade de ter um investimento para o futuro, que tanto os pais quanto os filhos possam contribuir. Alguns jovens começam a trabalhar desde cedo, com isso eles podem já guardar dinheiro. Ter um tipo de investimento de longo prazo, como por exemplo um plano de previdência, pode ser um bom passo para a independência financeira dos seus filhos.

Se você tem interesse nisso, continue a leitura para entender mais, ou acesse agora mesmo o site do Previleve, o plano de previdência familiar da Previbayer, para mais informações.

Compartilhe alguns conceitos básicos de finanças com seus filhos

Uma sugestão para conversar com seus filhos sobre finanças, é compartilhar alguns conceitos básicos. Alguns temas como a importância do trabalho, o valor do pagamento e da recompensa, o quanto seu salário consegue proporcionar à família, podem ser abordados sem reservas com as crianças. Ensiná-los sobre a necessidade de priorizar escolhas, pode fazer diferença. Você pode fazer esse exercício em casa, no dia-a-dia, de forma simples e clara.

O objetivo dos pais normalmente é proporcionar o melhor aos seus “pequenos”. Mas, se não houver controle, pode levá-los a um endividamento, oferecendo às crianças condições insustentáveis. Portanto, as crianças precisam desde cedo aprender a ouvir “não”. E os pais também, a colocar esses limites, com paciência e firmeza. 

Mostre a importância dos planos futuros 

Quando os temas sobre trabalho e finanças são abordados claramente com as crianças, elas começam a ter uma noção mais realista do futuro. Percebem que não podem ter tudo e que, para conquistarem o que querem, precisam ter dinheiro. Nesse sentido, também aprendem a valorizar o dinheiro, bem como as coisas que têm e as experiências que vivem.

Uma forma de colocar isso em prática é usando os planos futuros para sustentar as negativas do dia a dia. Por exemplo: o seu filho passou numa loja e quer comprar um brinquedo. Mas vocês já falaram sobre fazer uma viagem com a família no final do ano. Então, esse plano da viagem precisa ser reforçado, para que a criança perceba que para realizar algo no futuro, precisa de certo esforço no agora.

Esse tipo de conversa inclusive ajuda a sustentar os vários “nãos” que os pais precisam dar aos filhos. Algo como: “temos que guardar dinheiro para as férias… Foi uma decisão de todos e será algo bom para toda a família, lembra-se?” Dessa forma, é possível ensinar às crianças valores importantes que serão reforçados ao longo de toda a vida. 

Lembre-se: educar também é estabelecer limites.

Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre comportamento, vida financeira, bem-estar e outros assuntos relacionados.

E para saber mais dos planos de previdência privada, confira nosso site: https://www.previbayer.com.br/