arquivos para download

baixe aqui os ultimos arquivos enviados

Olá


TÍTULO

DESCRIÇÃO

EVENTO

GRUPO

Ir para pasta:

Compras de Natal: 5 dicas para não se endividar.

DATA: 01/12/19 Orçamento

Amigo secreto do trabalho, festas de família, presentes de Natal, roupas para o ano novo, além das comidas, são apenas alguns dos gastos comuns dessa época do ano. Segundo uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), cerca de 23% dos brasileiros usam o 13º salário para comprar presentes. 

Se você já está planejando o que comprar com o seu 13º, tome cuidado. Antes de sair comprando tudo, é importante fazer um planejamento para não começar o ano endividado. Reunimos aqui cinco dicas para você economizar nas compras de Natal e evitar aquele susto na próxima fatura do cartão de crédito. 

Organize suas contas e veja quanto pode gastar 

Antes de sair comprando pelas lojas ou na internet, é importante saber quanto você pode gastar. Colocar os gastos no papel é essencial neste momento. Avalie primeiro seus gastos essenciais e veja também se tem alguma dívida, seja em bancos, imóveis, carro ou algum empréstimo. Aproveite o 13º para quitá-las ou ao menos adiantar parcelas.

O valor que sobrar desta conta será o seu montante ideal para fazer as compras. Lembre-se que pode ser um valor mais baixo do que o que você espera. Então, se quiser comprar todos os presentes e ainda ajudar nas comidas, os gastos serão maiores. Para evitar isso, confira as próximas dicas.

Faça uma lista de presentes

Antes de sair às compras, faça uma lista de quais pessoas você precisará presentear. Familiares, filhos e pessoas próximas vêm em primeiro lugar. Depois, veja se terá amigo secreto na empresa, e procure saber qual o valor mínimo dos presentes que você precisa dar. 

Depois de selecionar as pessoas, veja quanto pode gastar com cada presente. Se tiver filhos, veja os valores dos brinquedos antes de comprar, pesquise bem antes de fazer sua escolha. Se já tiver tirado o amigo secreto da empresa, procure saber do que a pessoa gosta e buscar algo que seja em conta e agradável ao mesmo tempo. 

Divida as despesas das refeições de Natal e Ano Novo

Reunir a família no Natal é uma tradição, mas os comes e bebes que preenchem a mesa não precisam ficar todos por sua conta. Procure conversar com pessoas da sua família para dividir as despesas das refeições no final do ano. Se haverá um jantar de Natal, seria interessante que todos contribuíssem, dando alguma ajuda financeira ou já comprando comes e bebes. 

Veja também se algumas compras para a casa podem ficar para depois. Esta é uma época do ano em que acontecem muitas promoções, então é possível que você encontre aquela “oferta imperdível de um liquidificador com 12 velocidades”. Tome cuidado com esses gatilhos mentais para evitar compras desnecessárias. Veja o que já tem em casa e avalie se esses utensílios são realmente necessários para comprar agora. 

Compare preços e compre à vista

Com o limite de gastos definido e a lista de presentes em mãos, chegou a hora de pesquisar preços. Você pode começar fazendo pesquisas na internet para saber o valor de cada presente. Alguns sites como o Buscapé, Zoom e Escolha Segura ajudam nessa tarefa.

Também vale à pena dar uma volta no comércio da sua cidade, para ver os valores dos produtos nas lojas. Você também pode pesquisar em outlets – ou seja, lojas que vendem produtos que já saíram da coleção e por isso, têm preços mais baixos que nas lojas originais. 

Quando encontrar os presentes e o lugar mais barato para comprá-los, é importante lembrar de pagar à vista, pois dessa forma você consegue negociar. Se for na internet, pagamentos à vista em boleto geralmente têm desconto – mas você precisa ficar atento à segurança das lojas, como abordamos aqui.

Caso os produtos sejam mais caros do que o seu orçamento, e o presente for algo importante para sua família ou algo realmente necessário, daí então você pode considerar usar o cartão de crédito. O que nos leva à próxima dica.

Tente evitar o “efeito manada” e segure o cartão de crédito 

Quanto mais perto do Natal, maior é a quantidade de pessoas comprando. Com isso, os preços dos produtos tendem a aumentar. Mesmo com promoções, tudo acaba ficando mais caro. E sempre há aquele atrativo de que se você não comprar agora, as coisas vão acabar. 

Tente não cair nessas táticas do comércio. Você encontrará os mesmos produtos no ano que vem, e poderá comprá-los em outro momento da vida. Evite também receber muitas    promoções por e-mail ou em aplicativos, para evitar o excesso de compras online. Retire as notificações e proteja-se das compras por impulso, principalmente no cartão de crédito.

Dentre todas essas dicas de finanças, o mais importante é que você controle seus gastos e evite começar o ano já acumulando dívidas. É possível comprar os presentes sem cair no cheque especial, basta ter um bom planejamento financeiro.

Lembre-se que o 13º salário é uma grande quantia que te ajuda a manter as contas em dia. Como falamos anteriormente, você pode usar esse valor para quitar dívidas. Isso te ajudará a ficar com a cabeça mais tranquila e sossegada para curtir as festas sem peso na consciência.

Você também pode aproveitar essa remuneração a mais para fazer uma contribuição extra no seu plano de previdência. Dessa forma, você estará cuidando do seu futuro e garantindo uma boa aposentadoria para você e para sua família. 

Saiba mais sobre os planos da Previbayer aqui: https://www.previbayer.com.br/planos/