Planejamento Financeiro de 2024: para um ano de sucesso financeiro!

DATA: 15/12/23 F. pessoais

Fim de ano é o momento ideal para repensar as decisões tomadas no passado, e planejar as metas a serem realizadas no futuro. Criar um plano sólido de realizações pode ajudar você a manter o foco e a disciplina para alcançar a situação financeira desejada, ou até mesmo fazer a compra de um bem.

Neste conteúdo, vamos explicar rapidamente o que são metas financeiras pessoais e trazer dicas para você montar as suas pensando no curto, médio e longo prazo. Continue a leitura!

O que são metas financeiras pessoais?

Se você possui um objetivo de vida, é natural que precise calcular a quantia necessária para alcançá-lo, não é mesmo? Essa quantia a ser acumulada é o que chamamos de metas financeiras – o patrimônio que você precisa reunir para realizar um objetivo específico, que pode variar desde garantir uma aposentadoria tranquila até dar entrada em um apartamento.

Enquanto os objetivos funcionam como direcionadores, as metas financeiras desempenham um papel crucial ao manter o foco, evitando gastos desnecessários. Além disso, ao estabelecer metas claras, torna-se possível avaliar o progresso ao longo do tempo.

Alguns exemplos de objetivos financeiros incluem economizar para a aposentadoria, quitar dívidas, constituir um fundo de emergência, realizar viagens, adquirir uma casa, entre outros.

Para os participantes da Previbayer, o plano de previdência já proporciona uma maneira segura de economizar para a aposentadoria, sem preocupações adicionais. Entretanto, para metas de curto prazo, como criar um fundo de emergência ou adquirir uma casa, é possível complementar através do Previleve – nosso plano instituído que permite resgates a partir de 36 meses!

O Previleve também se revela muito útil para metas financeiras pessoais e familiares, que são mais facilmente alcançadas em um curto espaço de tempo. A grande vantagem é que suas únicas preocupações serão efetuar as contribuições e escolher o perfil de investidor, ficando todo o restante a cargo da Previbayer.

Exemplos de metas financeiras incluem acumular 10 mil reais em seis meses, quitar todas as dívidas de cartão de crédito em um ano, e economizar 50 reais mensalmente para a previdência dos filhos, entre outras possibilidades..

Confira 4 dicas para definir metas e se planejar

1.    Faça uma radiografia das suas finanças

Realize um diagnóstico completo da sua situação financeira. Anote num caderno ou faça uma planilha digital para ter controle de todo valor que entra e todos os gastos. Se for o caso, baixe um app financeiro para anotar até mesmo as pequenas despesas. Dessa forma, você consegue mapear o seu orçamento pessoal ou familiar, definir melhor suas metas e se planejar financeiramente.

2.   Defina metas claras e possíveis de serem alcançadas

É fácil querer viajar o mundo, mas não conseguimos isso da noite para o dia, não é mesmo? Por isso que as metas financeiras são importantes: elas ajudam você a desenvolver disciplina e foco, colocando o seu objetivo como algo mais possível de ser realizado. Além do mais, ajudam a manter o hábito de economizar.

3.   Pense no curto, médio e longo prazo

Um exemplo de objetivos de curto prazo é viajar com a família nas férias, e para fazer isso, você pode definir sua meta financeira baseado no quanto acha que a viagem custaria. Outros exemplos de objetivos de médio e longo prazo seriam se casar, comprar uma casa, mudar de cidade ou mesmo ter filhos. Para tudo isso, é necessário ter um planejamento mais disciplinado e metas financeiras bem definidas.

4.   Crie uma reserva de emergência e invista

Algo que não pode faltar na sua saúde financeira, é a reserva de emergência. Se você ainda não tem uma, ela deve ser a prioridade antes de qualquer outro objetivo ou meta financeira. Essa reserva é a sua segurança financeira em caso de imprevistos, despesas médicas ou qualquer situação inesperada. Montar a sua reserva financeira pode ser um ótimo objetivo, e você pode criar a meta de fazer isso no próximo ano.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus colegas, amigos e familiares.

Aproveite e siga nossas redes sociais: @previbayer.oficial

Rua Domingos Jorge 1100, SP, São Paulo – CEP: 04779-900

Central de Atendimento (de segunda à sexta feira, das 08 às 17h)
0800 818 2020 | contato@previbayer.com.br