Como proteger o seu cartão de crédito? 4 dicas para manter seus dados em segurança

DATA: 03/07/23 F. pessoais

 

A vida financeira está cada vez mais prática e digital. Quantas vezes você já saiu de casa apenas com o celular, e fez todas as compras que precisava usando o pagamento por aproximação? Ou ainda, quantas vezes saiu de casa apenas com um cartão de crédito na carteira e conseguiu resolver tudo? Esse comportamento está ficando cada vez mais comum.

Além disso, há uma infinidade de cartões de créditos disponíveis no mercado, cada um com diversos benefícios – anuidade grátis, cashback, pontos em programas de fidelidade, entre outros. Desse jeito, você acaba acumulando uma quantidade considerável de cartões – mesmo sem usá-los, isso aumenta as chances de golpes e fraudes.

Neste blog, vamos trazer quatro dicas importantes para evitar cair em fraudes de cartão de crédito e proteger seus dados pessoais, tanto em compras presenciais quanto online. Confira a seguir!

Dica 1: Tenha poucos cartões de crédito

Cartão de loja, de viagens, de supermercado, do banco – com tantos cartões assim, fica difícil ter controle de qual fatura pagar. Sem falar que quanto mais você usa, maiores são as chances de se endividar.

Segundo uma pesquisa da Serasa, boa parte das pessoas têm três ou mais cartões de crédito por conta do limite de cada um deles. Às vezes, um só não é suficiente para todos os gastos e compras da pessoa.

Mas há de ficar atento: pode acontecer de você usar um dos cartões para comprar apenas uma vez em alguma loja ou site da internet. Feita a compra, você nunca mais volta, mas seus dados ficam armazenados. Isso aumenta as chances do seu cartão ser fraudado, clonado ou de fazerem compras usando seus dados.

Dica 2: Evite compartilhar informações

Diversos golpes de cartão acontecem quando uma pessoa mal-intencionada liga para você oferecendo algum produto ou serviço falso, com o intuito apenas de coletar informações do seu cartão. Dessa forma, elas conseguem usar esses dados para fazer compras no seu nome e aplicar golpes financeiros.

Tome muito cuidado também ao informar sua senha, especialmente nesses casos de serviço por telefone. A sua senha é pessoal e intransferível, não deve ser compartilhada, a não ser em casos de necessidade com alguém da sua confiança.

Dica 3: Fique de olho na fatura!

Às vezes, você vai comprando, gastando, e nem para um momento pra reparar em todas as coisas que entraram na sua fatura, não é? Especialmente em faturas digitais, que você recebe somente o arquivo ou paga direto no aplicativo do banco. Quem tem tempo de ficar conferindo compras na fatura do cartão?

Essa pode ser uma boa maneira de evitar que compras indesejadas apareçam “magicamente” na sua fatura! Além de evitar golpes, você ainda consegue controlar melhor seus gastos, usando sua fatura para categorizar em quais áreas você mais consome.

Dica 4: Reforce as camadas de segurança

Verifique se é possível receber uma confirmação de compra toda vez que utilizar o seu cartão, seja uma notificação no celular ou um SMS. Em alguns casos, há ainda a possibilidade de aprovar a compra somente após a confirmação do cliente – se o seu cartão tiver essa funcionalidade, é importante ativá-la para aumentar a segurança.

Em compras online, procure usar o cartão virtual, aquele criado no aplicativo do banco. Qualquer problema que acontecer, você pode bloqueá-lo mas ainda continuar com o seu físico para usar normalmente. Porém, lembre-se de manter seus dados protegidos e evitar compartilhar senhas em sites desconhecidos.

Gostou dessas dicas de como proteger o seu cartão de crédito? Compartilhe com seus colegas, amigos e familiares! Aproveite para seguir nosso perfil no Instagram para conferir outros conteúdos e se comunicar com nossa equipe. Segue lá: https://www.instagram.com/previbayer.oficial/ 

Rua Domingos Jorge 1100, SP, São Paulo – CEP: 04779-900

Central de Atendimento (de segunda à quinta-feira das 9h às 16h e sexta-feira das 9h às 13h)
0800 818 2020 | WhatsApp 11 5039-7771 | previbayer@bayer.com