arquivos para download

baixe aqui os ultimos arquivos enviados

Olá


TÍTULO

DESCRIÇÃO

EVENTO

GRUPO

Ir para pasta:

Notas sobre Investimentos Previbayer – Outubro 2020

DATA: 24/11/20 Investimentos

O mês de outubro foi marcado pela alta volatilidadeVolatilidade é a variação do valor de um ativo em um determinado período. Quando dizemos que um mês teve alta volatilidade, significa que o valor dos ativos oscilou muito. nos mercados financeiros ao redor do mundo. A variação aconteceu com mais intensidade no fim do mês, devido ao aumento dos casos de Covid-19 na Europa e as incertezas relacionadas as eleições nos Estados Unidos – um evento de grande importância para o mundo e que tem o poder de impactar o mercado de forma positiva ou negativa.

Até a penúltima semana do mês, o comportamento do mercado financeiro estava soprando a favor dos investidores, a exemplo da bolsa, representada pelo IbovespaO Ibovespa é o principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3 (bolsa de valores brasileira) e reúne as empresas mais importantes do mercado de capitais brasileiro., que apresentava retorno acumulado As taxas de retorno acumuladas representam o ganho ou perda em termos percentuais durante uma janela temporal específica.  positivo no mês de 7,04%). Porém, com o avanço da Covid-19 na Europa e a decretação de novos prazos de lockdown (fechamento parcial de alguns países da região) na última semana do mês, houve um receio maior quanto ao impacto nas economias que já estão fragilizadas, aumentando a percepção de risco nos mercados financeiros. Isso fez com que o Ibovespa devolvesse o resultado positivo conquistado no período, revertendo para o campo negativo de -0,69% no fechamento do mês. Esse evento foi generalizado, afetando as principais bolsas de valores ao redor do mundo

No mercado doméstico paira a dúvida quanto à situação fiscal brasileira, principalmente se o Governo buscará alguma alternativa para atender, no ano de 2021, a população que atualmente tem se beneficiado do auxílio emergencial.

A grande dúvida é, se de fato houver uma alternativa, como ficará situação fiscal brasileira, hoje já fragilizada. Qual será a origem dos recursos para fazer frente a essa despesa? O teto de gastosO teto de gastos é um limite instituído por uma emenda constitucional que estabelece que as despesas do governo pelos próximos 20 anos devem crescer de acordo com a inflação. Ou seja, se a inflação no período for de 2%, o orçamento do ano seguinte só poderá ser 2% maior. para controle da dívida pública será respeitado

A seguir gráficos com as rentabilidades do mês e acumulado no ano:

    

 

 

 

 

 

 

No perfil Aposentado nesse mês apresentou um retorno positivo, se recuperando do evento atípico que houve no mês anterior com o Tesouro Selic (LFT), principal investimento para esse perfil de investimentos. O resultado apresentado se encontra em linha com o nível de risco proposto para este perfil de investimentos.

Já os perfis de investimentos (0 a 10 anos, 10 a 20 anos ou 20 anos ou mais), apresentaram resultado levemente negativo no mês, puxado, principalmente pela performance negativa da bolsa de valores doméstica (Ibovespa -0,69%) e externa (MSCI World -0,89%)

Na sequência, quadro de rentabilidade por perfil de investimentos, com resultados acumulados e alguns indicadores de mercado para comparação:

CD Flex:

Previleve:

Nota: “Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura”

Continuamos vigilantes com os desdobramentos esperados para os próximos meses quanto a segunda onda da Covid-19, a espera de resultados positivos nos testes das vacinas para imunização contra a doença e de olho também na condução da política fiscal do Brasil.