Gatilhos mentais

DATA: 01/10/19 Qualidade de Vida

 

Tomamos decisões todos os dias, o tempo todo. Essas decisões vão desde a escolher qual roupa vestir, o que comer, até atitudes cotidianas como sentar, levantar, falar. Quando se trata de consumir algo, nem que seja a leitura dessa postagem, isso também é uma decisão.

As decisões são baseadas em vários aspectos, internos e externos, e podem variar de acordo com nossa expectativa, humor, cultura, ideologias, bagagem, histórico de vida, entre outros. Geralmente, não nos damos conta dessa complexidade quando tomamos uma pequena decisão no dia, não é mesmo?

Justamente por não percebermos isso com clareza, que fatores externos podem nos influenciar a tomar certas decisões. Alguns deles ocorrem de forma mais natural, como quando vemos algo muito gostoso na TV e desejamos comer aquilo. 

Entretanto, existem diversas estratégias utilizadas na publicidade que nos influenciam a tomar decisões relacionadas ao consumo. Você provavelmente já deve ter visto algum anúncio com chamadas do tipo “últimas peças!” ou “só até hoje!”. Essas chamadas provocam estímulos na nossa mente que estimulam a compra.

Tais chamadas se baseiam em gatilhos mentais do nosso cérebro e provocam a tomada de decisão. Gatilhos mentais são como ações automáticas que nosso cérebro toma para evitar o esgotamento de energia.

Diante de tantas escolhas pequenas no dia a dia, os gatilhos mentais servem para filtrar quais decisões realmente precisam de uma atenção especial. Portanto, o cérebro age no automático para economizar energia e permitir que outras decisões possam ser tomadas com maior atenção.

Gatilhos mentais são movidos principalmente por hábitos e variações de humor. Eles permitem que a gente faça coisas sem perceber, e tome decisões nos baseando em nossas emoções. Estudos inclusive mostram que, quando você vai comprar algo, quem está no comando é o seu sistema emocional – e não o racional. 

Portanto, as chamadas publicitárias de “compre agora!” ou “só até hoje!” ativam esses gatilhos, para que você tome a decisão rapidamente e faça a compra. 

Como ficar atento aos gatilhos mentais e pensar melhor antes de fazer compras?

O objetivo das chamadas publicitárias é ativar esses gatilhos mentais e fazer com que você compre mais rápido. Por isso, é importante ficar atento ao que é comunicado em um anúncio, principalmente na internet.

Existem vários tipos de gatilhos mentais e eles estão ativos no nosso cérebro a todo momento. Basta uma pequena informação que já sentimos o desejo de comprar, consumir, ler, ouvir, baixar qualquer conteúdo ou até mesmo ir a uma loja adquirir um produto. Os principais gatilhos são:

  • Escassez – você só dá valor a alguma coisa quando a perde, exemplo: “você só tem essa chance”
  • Urgência – necessidades urgentes que pedem ações imediatas, exemplo: “essa oferta acaba hoje!”
  • Novidade – você precisa acompanhar as inovações e lançamentos do que consome, exemplo: “novo lançamento!”.
  • Prova Social – desejo de se sentir incluído, parte do “todo mundo”, exemplo: “você não pode ficar de fora!”

Essas chamadas são cruciais para o momento de compra, pois vão te fazer tomar a decisão. Elas afetam diretamente seu sistema emocional e te levam a comprar o produto ou consumir certo conteúdo na internet. 

O mais importante aqui é que você perceba que isso existe e desenvolva um senso crítico em relação ao que lhe é oferecido. Você pode até comprar algo que queira muito, mas que essa decisão seja bem pensada. Observar esses gatilhos é crucial, pois evita que você faça compras por impulso. 

Uma maneira de pensar se aquela compra é realmente importante é se perguntar: preciso disso agora ou posso deixar para depois? Tudo isso ajuda a identificar o produto ou conteúdo que realmente faz sentido para você. Dessa forma, pode tomar melhores decisões e evitar gastos desnecessários. 

Prestar atenção nas informações que você consome no dia a dia é importante para equilibrar as finanças. Assim você pode economizar e usar seu dinheiro para o que realmente importa na sua vida. 

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