Planejamento familiar que inclua os filhos

DATA: 04/04/22 Previleve

O planejamento familiar é essencial para uma vida financeira mais saudável! Com ele, é possível oferecer uma melhor estrutura para a sua família, manter os gastos sob controle, evitar novas dívidas e alcançar objetivos, sejam eles pessoais ou familiares.

Mas como incluir os filhos nas finanças familiares, fazendo com que entendam a importância de poupar dinheiro? 

Esse com certeza é um dos grandes desafios das famílias na hora de montar o planejamento financeiro. Mas é muito importante não pular esta etapa e aprender a abordar o assunto entre as crianças! Só assim será possível manter todos os membros da casa alinhados no mesmo objetivo: conquistar uma boa saúde financeira e uma vida de qualidade.
Pensando nisso, em homenagem ao Dia dos Filhos, separamos algumas dicas para ajudar você nesse processo:

1. Ensine sobre o que é essencial

Para começar, é muito importante que as crianças consigam identificar a utilidade das coisas. Ensine ao seu filho a diferença entre o que são necessidades básicas para o dia a dia, como alimentação, higiene, estudo, e o que pode ser dispensado ou adiado: brinquedos, eletrônicos, dentre outros.

2. Ofereça uma mesada

A mesada é uma boa estratégia para ensinar de forma simples e prática sobre orçamento financeiro. Com uma quantia a ser gasta por mês, seu filho aprenderá a comprar somente o que mais importa para ele, além de entender a importância de economizar dinheiro para conquistar seus objetivos.

Não esqueça de orientá-lo sempre sobre a melhor forma de utilizar o dinheiro ganho!

3. Comece a incluí-los nas decisões financeiras

Agora que a criança já aprendeu o valor das coisas e a diferenciar o que é realmente essencial, é hora de incentivá-la a colocar os ensinamentos em prática!

Comece a incluí-la nas decisões financeiras mais simples, como, por exemplo, uma ida ao supermercado. Durante as compras, você pode estipular um valor e propor que o seu filho escolha alguns itens. 

Oriente-o a priorizar sempre o essencial, fazendo exceções para produtos mais supérfluos apenas se couber no orçamento familiar.

4. Entendam juntos o orçamento da casa e definam objetivos

Chegou a hora do planejamento! Reúna toda a família e anote os ganhos e gastos fixos em uma planilha. Depois, estipule um valor médio a ser gasto no mês e definam, entre todos os membros, o que precisa ser prioridade.

5. Eduque sobre a importância de economizar e investir no futuro!

Mostre para a criança que, se ela conseguir poupar uma parte do dinheiro por mês, poderá utilizá-la para comprar coisas de maior valor no futuro. Coloque isso no papel, exemplifique de maneira simples e a estimule a ter uma meta!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

E não esqueça de acompanhar o blog da Previbayer para aprender mais sobre qualidade de vida, bem-estar, educação financeira, investimentos e muito mais!

Rua Domingos Jorge 1100, SP, São Paulo – CEP: 04779-900

Central de Atendimento (de segunda à quinta-feira das 9h às 16h e sexta-feira das 9h às 13h)
0800 818 2020 | WhatsApp 11 5039-7771 | previbayer@bayer.com