arquivos para download

baixe aqui os ultimos arquivos enviados

Olá


TÍTULO

DESCRIÇÃO

EVENTO

GRUPO

Ir para pasta:

Previdência é coisa de jovem!

DATA: 15/06/18 Educação

Quem acredita que pensar em Previdência é algo que pode ser postergado está muito enganado. Atualmente o Brasil é o país que mais envelhece no mundo e isso tem impacto direto na Previdência. Se na década de 70 existiam 4 trabalhadores ativos contribuindo para pagar o benefício de um aposentado, hoje essa conta diminuiu para 1,6 pessoas que auxiliam nesse processo. Isso ocorre porque a população está envelhecendo e a expectativa de vida aumentando. Logo, a demanda pelo benefício é maior do que trabalhadores ativos, causando um desequilíbrio. Por isso, contar exclusivamente com a Previdência Social (INSS) é muito arriscado.

Mas por que pensar em Previdência Privada tão cedo? Bom, primeiro porque a Previdência Privada precisa de planejamento.

Apenas 1% das pessoas com mais de 60 anos no Brasil são independentes financeiramente. 46% dos aposentados necessitam de ajuda de parentes, 28% dependem de caridade e outros 25% ainda são obrigados a trabalhar para se sustentar. A fim de evitar que esse tipo de situação ocorra, é preciso pensar no futuro agora.

A Previdência Privada é importante em qualquer faixa etária. No entanto, os jovens têm uma grande vantagem: o tempo para se aposentar. Quando a pessoa resolve fazer uso o benefício, o valor arrematado será proporcional ao que ela contribuiu ao longo da vida. Então, um jovem de 18 anos, que está no início da carreira, e aderiu a Previdência Privada conseguirá usufruir futuramente de um valor maior do que quem começou a contribuir aos 50 anos, por exemplo. Isso acontece pelo simples fato de que o jovem de 18 anos investiu durante mais tempo do que a pessoa de 50.  Logo, Previdência Privada é coisa de jovem.

E para se preparar para esse

futuro, existem três formas de você administrar a sua poupança:

1.  Você pode fazer um investimento por conta própria.

Nesse caso, não há ajuda de terceiros, tudo depende única e exclusivamente de você. Então, se por acaso você estiver passando por um aperto financeiro e não conseguir poupar no final do mês, você não terá dinheiro para contribuir com a Previdência. Mas ainda há possibilidade de encontrar investimentos vantajosos como o Tesouro Direto ou investir em ações. Nesse modelo também a movimentação e o resgate do seu dinheiro possuem maior flexibilidade, já que quem controla o capital é você.

2.  Fundos de Previdência Privada  (Entidade Aberta)

Aqui, os planos, podendo ser individuais ou coletivos, são administrados por bancos e seguradoras e podem ser direcionados a qualquer pessoa física. As contribuições são mensais, tem o efeito de juros sob juros e você pode fazer o resgate. No entanto, são Entidades que possuem fins lucrativos. Logo, uma parte desse dinheiro é destinada ao banco ou seguradora.

 

 

3.  Fundos de pensão patrocinados por empresas (Entidade fechada)

É o caso da Previbayer. A grande diferença desse tipo de pensão para o anterior, é que a Entidade fechada é isenta de fins lucrativos. Esse tipo de Fundo de Previdência também só possui planos coletivos, direcionados a grupos com vínculo empregatício associativo. Ou seja, você funcionário da Bayer ou da Covestro. Com esse modelo, então, além da rentabilidade você possui a contrapartida da empresa. Falando especificamente da Bayer e da Covestro, a vantagem é ainda maior. Porque se o participante contribuir com 100 reais mensais, a empresa vai lá e coloca mais 200 reais. É uma conta de 2 para 1, o que faz o seu dinheiro render mais.

As relações de trabalho estão mudando. Se antigamente era comum uma pessoa trabalhar durante 30 anos na mesma empresa, hoje em dia não é mais assim. O jovem quer aproveitar as oportunidades, vivenciar uma jornada na carreira e isso tem impacto direto na Previdência. Diante desse cenário, quando se fala em fundos de pensão patrocinados por empresas, é importante ressaltar que o trabalhador tem o direito da portabilidade. Então depois de 3 anos, se por algum acaso a pessoa se desligar da empresa, ela pode levar esse recurso para uma outra companhia.

Nós, da Previbayer, estamos trabalhando para tornar a Previdência Privada Complementar mais fácil de ser compreendida, queremos descomplicar, deixar as coisas mais simples. Também queremos que a Previdência seja algo sólido na vida do participante, que ele possa levar para a vida toda, além de apresentar um recurso rentável que reverta em um bom custo benefício e tornar acessível o seu planejamento de carreira.

Independente da sua idade, e especialmente para você que é jovem e não aderiu a Previbayer faça logo a sua adesão! E você que tem previdência aberta, um PGBL, porque pagar as altas taxas dos bancos? Se você é participante do Plano CD flex, faça sua portabilidade para Previbayer!

Em breve teremos mais oportunidades para você com o Plano Instituído Família, e você poderá fazer previdência para todos sua família aqui na Previbayer!