arquivos para download

baixe aqui os ultimos arquivos enviados

Olá


TÍTULO

DESCRIÇÃO

EVENTO

GRUPO

Ir para pasta:

Conheça Mirna Menezes, aposentada do plano CD Flex

DATA: 26/09/18 Educação

Entenda a importância do planejamento de pós-carreira neste momento tão marcante da vida.

Você pode ter 20, 30, 40 ou 50 anos, mas independentemente da sua idade, uma coisa é certa: eventualmente você vai se aposentar. Ainda que tenham alguns bons anos para que isso aconteça, você já parou para pensar em como seria a sua vida sem trabalhar? Qual seria a sua rotina, o que você gostaria de fazer, quais seriam as suas prioridades e, também, como você se manteria sem o auxílio do salário mensal? Não? Então a gente te conta!

Dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Idoso. E, em uma data especial como esta, não poderíamos deixar de reiterar a importância do seu planejamento pós-carreira. Por isso, conversamos com Mirna Menezes, aposentada desde 2016 pelo Plano CD Flex da Previbayer. Alguns anos antes, em 2004, Mirna também se aposentou pelo INSS, mas continuou trabalhando na Bayer até dois anos atrás. Como já recebia o benefício do governo, ela sabia que esse dinheiro não seria o suficiente para que ela pudesse se manter sem o trabalho. “O custo de vida é muito alto e, por mais que você cuide da sua saúde, você vai ter gastos com remédios, vai querer viajar ou ir a uma academia para ter algum tipo de orientação”, conta Mirna. “Mas se você depender só do INSS, esquece! Você não vai conseguir fazer nada disso”, ressalta.

Para receber o benefício do governo, diversos fatores são levados em conta, inclusive o montante de contribuição. Com a Reforma da Previdência, conseguir se aposentar vai ser cada vez mais custoso, já que algumas barreiras serão implementadas nesse processo.

A idade vai chegar para todo mundo. E quando você chegar ao ponto de se aposentar, estar preparado financeiramente faz toda diferença, diz Mirna.

Hoje, com 62 anos, Mirna que faz a sua própria rotina. Aulas de hidroginástica, mais tempo para passar com a família e independência são algumas das coisas que ela ganhou com a aposentadoria. “Sai um peso das costas da gente. Eu ficava tensa trabalhando, agora me sinto livre. Faço o que eu quero e na hora que eu quero”, relata. Mas engana-se quem acredita que ela não tem horário para nada. Pelo contrário, a vida de Mirna é regrada, mas agora, com flexibilidade de acordo com as suas próprias vontades e necessidades.

É preciso se preparar para enxergar os benefícios da aposentadoria. Acabou a minha vida na empresa, mas não a minha vida pessoal. Você precisa definir os seus objetivos, que não têm nada a ver com as metas da companhia para qual você trabalha”.

Claro, que junto com essa liberdade vieram algumas dificuldades também. “Você precisa se adaptar ao que você tem. É um novo padrão de vida e é preciso segurar o bolso”. A aposentada do plano CD Flex conta que não foi fácil no começo, já que sua renda mensal caiu pela metade, mas que o suporte da Previdência Privada, que criou com o auxílio da Previbayer, foi fundamental para que ela pudesse ter uma tranquilidade financeira maior. “O padrão de vida não é o mesmo, claro. Mas com esse suporte, você consegue ter muito mais segurança e tranquilidade”, relata Mirna, “A paz financeira interfere muito na nossa paz de espírito”. Por isso, é de extrema importância pensar sobre a aposentadoria cada vez mais cedo e fazer a sua parte, para que você possa ter um futuro tranquilo e sem surpresas.