arquivos para download

baixe aqui os ultimos arquivos enviados

Olá


TÍTULO

DESCRIÇÃO

EVENTO

GRUPO

Ir para pasta:

Quando os filhos precisam ajudar os pais financeiramente?

DATA: 02/08/19 Planejamento

Os filhos crescem, se tornam independentes, começam a viver suas vidas muitas vezes distantes dos pais. Então, de repente, acontece um problema na família, um caso de saúde ou invalidez, ou mesmo apenas a chegada de certa idade… E de repente os filhos precisam apoiar os pais financeiramente.

Para muitos, isso é recebido como uma surpresa, pois não estava nos planos dos filhos algum dia sustentar os pais. Essa situação provoca certa “inversão de papéis” na família e acaba impactando a vida financeira dos filhos, provocando até desequilíbrio nas relações familiares, mexendo muito com o emocional das pessoas.

Momentos assim pedem paciência. É importante olhar para a velhice com compreensão. Isso permite que os filhos entendam o fato de ajudar os pais financeiramente, como algo natural, que acontece com muita gente. Todos nós precisamos de apoio, mais ainda quando estamos em fases vulneráveis da vida.

Contar com o suporte emocional dos outros membros da família pode também amenizar o peso da situação, tornando-a mais leve. Os filhos devem evitar tomar decisões sozinhos e buscar expressar o que sentem com paciência. Pensar junto da família é fundamental para lidar melhor com a situação.

Planejar o futuro é agir no presente

Mesmo sabendo que isso pode acontecer com qualquer um, a qualquer momento da vida, são poucos os que se planejam para dar esse suporte à família. Muitas vezes, esse planejamento precisa vir desde cedo, mas os jovens não se preocupam – afinal, têm toda a vida pela frente. 

É nessa questão que está o primeiro erro. O apoio financeiro dos filhos para os pais muitas vezes acontece, pois não há o investimento antecipado num plano de aposentadoria. Isso ainda é algo difícil de ser planejado por muitos jovens.

Precisamos entender que, assim como nossos pais, nós também vamos precisar da ajuda dos nossos filhos na velhice – seja financeira ou emocional. Para receber isso com gratidão, precisamos nos planejar a partir de agora.

Prestar atenção nisso é um dos principais motivos para aderir aos planos de previdência complementar. Hoje já existem alguns com aplicações a partir de R$50, um valor acessível até mesmo para quem ainda não tem trabalho com salário fixo, como muitos jovens.

Aprenda sobre investimentos para cuidar do seu futuro

Buscar conhecimento em educação financeira também é importante. Nesse caso, os filhos podem ter mais facilidade em aprender sobre produtos, planos e aplicações, do que os pais. Fazer cursos ou até mesmo assistir vídeos na internet sobre investimentos, ajuda até mesmo a decidir qual produto é mais indicado para o seu momento de vida e seus objetivos futuros.

Se você tem essa preocupação de que seus pais possam precisar de ajuda financeira no futuro, conheça nosso plano de previdência para a família, o Previleve.

O Previleve é um plano familiar da Previbayer. Trata-se de um investimento em que o colaborador de uma das Patrocinadoras da Previbayer, pode inscrever seus familiares de 1º grau. Isso significa que as pessoas da família do colaborador também podem ter um plano de previdência complementar.

Há muitas outras vantagens em investir no Previleve. 

Conheça todas elas em www.previleve.com 

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

Não há nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar utilizando o formulário acima.