Como economizar até metade do seu salário?

DATA: 26/06/19 Orçamento

4 estratégias para começar hoje a economizar

Economizar dinheiro é difícil. Metade do salário, então, parece missão impossível. Entretanto, algumas estratégias e ferramentas mostram que é possível dar os primeiros passos e ter uma vida financeira mais controlada. Vamos conhecer algumas delas?

Se você pensar bem e colocar na balança, o esforço de economizar dinheiro pode te render uma boa reserva. Você pode aplicar esse valor em investimentos de alta rentabilidade, que podem multiplicar o valor guardado. Ou ainda deixá-lo rendendo para o seu futuro, o que vai te trazer mais conforto e independência financeira na aposentadoria

Quanto antes você começar a economizar, mais chances você tem de que o dinheiro dobre de valor e você possa usá-lo para realizar sonhos ou ter mais conforto no futuro da sua vida. Esse processo exige comprometimento, organização e principalmente autocontrole. Mas é possível. 

 

Confira alguns passos para economizar até metade do seu salário:

1 Faça um levantamento exato de quanto você ganha e quanto você gasta.

Antes de começar a cortar gastos, é importante saber quanto você ganha e quanto gasta. Fazer esse levantamento é essencial para que você tenha noção exata de quanto está gastando por mês. Tendo essa noção, você consegue saber quais gastos podem ser cortados ou diminuídos. 

Muitas pessoas apelam para os aplicativos que fazem essas contas automaticamente. Mas, neste primeiro momento, é importante que você estude os seus gastos e ganhos. Portanto, fazer uma planilha no excel ou mesmo listar seus gastos numa folha de papel, é fundamental. 

 

2 Descubra onde pode cortar e o que pode economizar

Se o valor que você gasta está próximo de quanto ganha, é hora de economizar. Quanto da sua despesa você pode diminuir para economizar um pouco mais neste ou no próximo mês? Perguntar-se isso pode te ajudar a desenvolver o mindset certo para economizar e investir melhor o seu dinheiro.

Na mesma folha de papel que você anotou quanto ganha e quanto gasta no total, faça duas colunas: gastos essenciais e gastos supérfluos. Gastos essenciais são todas as contas fixas que você precisa pagar todo mês, ou as compras que precisa fazer. Por exemplo: contas de água, luz, aluguel, internet, além de mercado e comidas em geral. 

Os gastos supérfluos são aquelas comprinhas irresistíveis, ou ainda momentos de lazer e curtição. É certo que todos nós precisamos desses momentos, mas exagerar neles pode trazer prejuízos para o seu bolso! Daí a importância de anotar sempre esses gastos.

 

3 Gastos essenciais são mesmo essenciais?

Depois de fazer as duas tabelas de gastos essenciais e supérfluos, dê uma atenção maior aos gastos essenciais. Quais deles são realmente necessários para a sua vida? Em quais pode economizar?. Um bom exemplo são compras de supermercado.

Todos os meses você compra itens de higiene diversos: sabonetes, pastas de dente, etc. Em vez de comprar uma unidade desses itens, que tal buscar mercados em atacado e comprar um conjunto com várias unidades? Ao “estocar” esses itens na sua casa, você conseguirá economizar nas compras do mercado e evitará comprar mais do que já tem.

Observe também se todas aquelas assinaturas que você tem no cartão de crédito são realmente essenciais. Veja se pode, por exemplo, ligar para a companhia de internet e pedir um desconto, ou ainda se pode cancelar a assinatura de alguns planos que você só usa de vez em quando (Netflix, HBO, TV por assinatura, etc).

Se a situação está realmente crítica, você pode também avaliar as despesas da casa, observando se os gastos com as contas, aluguel e condomínio estão valendo à pena. Caso isso seja o gasto mais pesado do seu orçamento, considere pesquisar um lugar mais barato para morar.

 

4 Defina uma meta de economia

Você pode querer economizar 50% do seu salário mas, ao fazer as contas, verá que não é tão fácil assim conseguir cumprir esse objetivo. Nesse momento, você precisa de dois elementos essenciais: paciência e calma.

Se economizar metade do que ganha está parecendo uma missão impossível, comece aos poucos. Veja quanto dos seus gastos podem ser cortados e comece economizando 5%. 

Assim, cada mês que você economiza 5% do que ganha, conseguirá aos poucos ir entendendo o valor de cada gasto e conseguirá ter autocontrole para, em mais alguns meses, alcançar a meta que almeja e economizar metade do que ganha

O mais importante é desenvolver o seu mindset de acumulação de riqueza. Para isso, você precisa entender que a economia não acontece da noite para o dia: você precisa ir desenvolvendo essa ideia aos poucos. Cortar os pequenos gastos já é o primeiro passo para ter mais controle da sua vida financeira e conseguir economizar.

O menor valor que você conseguir guardar ao final do mês já te dá a possibilidade de investir. Se você busca um investimento que pode te ajudar a ter mais estabilidade financeira no futuro, especialmente na aposentadoria, procure um dos nossos planos da Previbayer. Temos opções para você e para a sua família. 

Confira detalhes dos planos no nosso site: www.previbayer.com.br/planos

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

Não há nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar utilizando o formulário acima.