arquivos para download

baixe aqui os ultimos arquivos enviados

Olá


TÍTULO

DESCRIÇÃO

EVENTO

GRUPO

Ir para pasta:

Como investir meu 13˚ salário?

DATA: 13/11/18 Investimentos

O fim do ano chegou e esta é uma época que para muitos traz bastante alegria! Temos festas, abundância de comida, família reunida, presentes… e décimo terceiro salário! Que incrível é ver esse dinheiro na conta, não é mesmo? O pagamento pode ser feito de uma só vez ou em duas parcelas com datas bem próximas, e o prazo máximo para receber a primeira parte desse dinheiro é no dia 30 de novembro. Ficou empolgado?

O dinheiro extra pode ter infinitas utilidades, mas vá com calma! Não caia nas tentações de promoções de final de ano, porque senão em pouquíssimo tempo você não verá mais a cor desse dinheiro.

1. Dívidas? Nunca mais

A entrada desse montante pode ser a grande chance que você vai ter de colocar as contas em ordem. As dívidas são custosas ao bolso de qualquer um. Os juros altíssimos engolem o nosso dinheiro em segundos e quanto mais você espera para pagar, maior se torna essa bola de neve. Por isso, liquidar esse déficit da sua conta bancária é importantíssimo para a sua saúde financeira.

Então, ao receber o seu 13˚ salário, procure priorizar a quitação dessas despesas que só geram sofrimentos e angústias. Para isso, reveja o seu orçamento e o quanto de dinheiro extra você recebeu. Verifique se é viável pagar essas dívidas. Caso contrário, tente entrar em contato com os seus credores para que vocês possam chegar em um consenso de renegociação dessa despesa. Dessa forma, você começará 2019 mais tranquilo e pronto para começar 2019 com um orçamento mais leve.

2. Reserva para despesas variáveis

Feito isso, é hora de pensar em uma reserva financeira para que ela te ajude em situações de aperto e evite que você se envolva novamente com dívidas. O começo do ano, especialmente, é uma época de muitas despesas. Tem o IPVA para os que têm carro, IPTU, material escolar e pouco tempo depois, ainda tem o imposto de renda. Essas são despesas variáveis, ou seja, não pertencem ao grupo de obrigações mensais e dão as caras apenas uma vez por ano. O problema é que elas encarecem o orçamento e, caso você não tenha um dinheirinho extra, você vai voltar para o vermelho novamente.

Bom, se você já sabe que tem que pagar esse valor todo, então por que não se prevenir e reservar uma parte do seu décimo terceiro salário para isso? Precisamos concordar que a última coisa que você vai querer é preocupações e problemas logo no começo do ano. Então, que tal dar esse presente a si mesmo? Tranquilidade é tudo o que você precisa para ingressar em 2019 a todo vapor. Para isso, reserve uma parte desse dinheiro para as despesas do começo do ano e outra parte para a sua reserva de emergência, que como o próprio nome já diz, só deve ser utilizada em casos de urgência máxima!

3. Invista no seu futuro

Quando você investe na Previdência Privada você está, na verdade, cuidando de si mesmo. Lá na frente, você será o maior beneficiário desse dinheiro. Muito se fala em cuidar da nossa saúde física e mental, mas esquece-se que a saúde financeira tem um grande peso para que tudo funcione bem e uma coisa está ligada a outra, inevitavelmente.

Todo mundo quer ter uma aposentadoria tranquila, poder utilizar o tempo livre para fazer o que tiver vontade, realizar sonhos que ficaram guardados na gaveta durante anos, porque você não tinha tempo de concretizá-los. É um tempo de você aproveitar a sua própria companhia. Mas para que você possa usufruir de todos esses benefícios é necessário ter dinheiro. Mas esse capital não cai do céu. O montante reflete a preocupação que você teve com o seu futuro durante uma vida inteira.

Então, saiba que essa pequena parte do seu 13˚ salário lhe será muito útil daqui há alguns anos.

4. É hora de aproveitar!

Passadas as obrigações, é hora de aproveitar o dinheirinho que sobrou, até porque ninguém é de ferro. Viaje, compre o que você desejar, saia para jantar, enfim, faça tudo o que tiver vontade desde que isso esteja de acordo com o seu orçamento. Aproveite que você tem o dinheiro em mãos e desenvolva a sua habilidade de barganhar preços. Procure pacotes mais em conta caso resolva viajar e peça descontos para pagamentos à vista em produtos. Você vai ver que a linguagem do dinheiro realmente existe e tudo fica mais fácil quando você o tem em mãos.