arquivos para download

baixe aqui os ultimos arquivos enviados

Olá


TÍTULO

DESCRIÇÃO

EVENTO

GRUPO

Ir para pasta:

Notas sobre Investimentos – Outubro 2019

DATA: 27/11/19 Investimentos

CENÁRIO

Em outubro, tivemos alguns acontecimentos que agitaram o mercado doméstico positivamente, sendo o principal deles a aprovação da Reforma da Previdência pelo Senado. Nos dados econômicos, observamos uma inflação controlada, e os dados de atividades industriais voltaram a crescer no país. Além disso, o Banco Central realizou mais um corte na taxa básica de juros, reduzindo para 5,00% ao ano, algo que já era esperado pelo mercado.

No exterior, a Guerra Comercial voltou a agitar a economia mundo a fora. A Ásia, Europa e Estados Unidos, apresentaram resultados econômicos acima do esperado. Na América Latina, os resultados das eleições na Argentina sacudiram o mercado, com a volta da esquerda para o Poder Executivo do país sul-americano. Na União Europeia, após algumas reuniões, o Brexit foi adiado para janeiro de 2020.

IMPACTO NAS CARTEIRAS

Acompanhando o otimismo do mercado doméstico, os resultados dos principais indicadores de acompanhamento de mercado encerraram o mês em alta. Na Renda Variável, o Ibovespa fechou o mês com alta de 2,36%. Na Renda Fixa, as curvas fecharam positivamente no decorrer de outubro.

Sendo assim, todos os perfis fecharam o mês no azul e acima do CDI. Os perfis 0 a 10, 10 a 20 e 20 anos ou mais, que assumem maiores percentuais de risco, tiveram um ganho relativo nas parcelas de renda variável e multimercados, mas as parcelas pós fixadas e indexadas a inflação surpreenderam na composição do resultado final.