Notas sobre Investimentos – Dezembro 2018
DATA: 23/01/19 InvestimentosCENÁRIO
Dezembro foi um mês marcado por uma volatilidade um pouco mais intensa. No Brasil, a divulgação dos dados inflacionários foi positiva para o mês, com alta de 0,15%, acumulando no ano 3,75%, abaixo da expectativa do Banco Central. Além disso, a divulgação do PIB apresenta a lenta recuperação do mercado de trabalho e da economia nacional.
Já no exterior, como esperado, o Banco Central Americano (FED) elevou a taxa de juros, porém avaliaram que a economia segue crescendo de forma intensa e com o desemprego em baixa. Ainda nos EUA, o Presidente Norte-Americano informou uma trégua na Guerra Comercial com a China de 90 dias. Os dados econômicos da China e da Zono do Euro, apresentaram o resultados abaixo do esperado.
IMPACTO NAS CARTEIRAS
Na Renda Variável, o Ibovespa encerrou o mês em -1,81%, mas no acumulado do ano, o índice encerrou 2018 em 15,03%. Já na Renda Fixa, as NTNB-s tiveram bons fechamentos.
No último mês de 2018, os perfis encerraram o mês positivo. O perfil Aposentado apresentou o resultado acima do CDI. Mesmo com a baixa da Renda Variável no mês, 0 a 10, 10 a 20 e 20 ou mais, que assumem maiores parcelas de risco, mostraram resultados positivos, porém não superaram o CDI. Mas vale ressaltar, que no acumulado dos 12 meses, 24 meses e 36 meses, todos os perfis superam o CDI.