Notas sobre Investimentos – Junho 2019
DATA: 29/07/19 InvestimentosCENÁRIO
Junho foi um mês positivo para o mercado. O texto base da Reforma da Previdência foi enviado para a Comissão Especial, onde foi aprovada, conservando os principais pontos. Nos dados econômicos, a inflação teve a menor taxa do ano, cerca de 0,01%. Além disso, a taxa de juros permanece inalterada, porém o mercado conta com fortes cortes até o fim do ano.
No exterior, reunião do G20 trouxe diversas novidades, contando com o acordo entre Mercosul e União Europeia. Vimos também, uma trégua da Guerra Comercial entre EUA e China. O Banco Central Americano manteve a taxa de juros inalterada, mas a inflação estadunidense permanece abaixo das expectativas, o que pode levar a cortes na taxa de juros nas próximas reuniões do BC. Na China, os dados de crescimento são fortes, porém permanecem inferiores aos anos anteriores.
IMPACTO NAS CARTEIRAS
Com o otimismo do mercado, principalmente no cenário doméstico, a Renda Variável, o Ibovespa encerrou o mês com alta de 4,06%. Na Renda Fixa, as NTNB-s apresentaram volatilidade, mas fecharam o mês positivamente.
Todos os perfis tiveram rentabilidades positivas. O perfil Aposentado apresentou o resultado acima do CDI. A alta da Renda Variável, impactou fortemente os perfis 0 a 10, 10 a 20 e 20 ou mais, que assumem maiores parcelas de risco, superando o CDI.