arquivos para download

baixe aqui os ultimos arquivos enviados

Olá


TÍTULO

DESCRIÇÃO

EVENTO

GRUPO

Ir para pasta:

Notas sobre Investimentos – Junho 2020

DATA: 20/07/20 Investimentos

Tivemos mais um mês de bons resultados refletindo a diminuição do número de casos provocados pela Covid-19, principalmente em número de óbitos de regiões importantes como Europa e EUA. Houve também um momento de tranquilidade no clima político em nosso país, contribuindo para um diálogo maior entre os 3 poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Apesar dos bons resultados que os investimentos vêm apresentando desde abril/20, reforçamos que o momento ainda inspira cautela. Existem incertezas sobre o controle do novo coronavírus, o receio de uma possível 2ª onda e a espera por uma vacina para combate ao vírus. Atrelado a isso, há também uma preocupação quanto ao ritmo de recuperação das economias ao redor do mundo, o que leva alguns especialistas a citarem que o mercado financeiro, devido a valorização recente, está descolado da economia real.

De todo modo, é importante ressaltar a recuperação que os nossos investimentos têm apresentado após 1º trimestre de 2020. Como pode ser verificado nos gráficos abaixo, estamos caminhando para voltar ao patamar do início do ano, com exceção ao perfil Aposentado do Previleve que já alcançou, reforçando que o momento que passamos (participantes em geral) foi de desvalorização, pois os valores não foram resgatados e nem direcionados para outro perfil de investimentos na ocasião e, dessa forma, não caracterizando realização de prejuízo. A tendência é de que com o tempo, benefício que temos ao nosso favor por se tratar de previdência privada, os investimentos se valorizem como estamos presenciando.

No mês, todos os perfis apresentaram rentabilidade positiva conforme a seguir:

O perfil Aposentado teve mais uma vez como principal contribuição para o resultado positivo no mês, a parcela pós fixada (crédito privado), que continuou apresentando o fechamento dos spreads (diferença entre a compra e venda) no mercado secundário dos títulos privados, alimentada pelas boas notícias, principalmente externas, com relação à pandemia. A parcelas de Renda Fixa-Inflação e Renda Fixa-Internacional, também contribuíram positivamente para o resultado.

Os demais perfis de investimentos (0 a 10 anos, 10 a 20 anos ou 20 anos ou mais), além de terem em sua composição as mesmas estratégias citadas no perfil Aposentado, que também contribuíram para os resultados, contaram positivamente, com a Renda Variável, com destaque para a parcela doméstica, que foi a estratégia que mais contribuiu para o resultado, outra vez refletindo as boas notícias do exterior. O principal indicador da bolsa de valores brasileira, o Ibovespa, por exemplo, encerrou o mês com uma rentabilidade positiva de 8,75%. Já um dos indicadores que mede a bolsa de valores globalmente, o MSCI World em R$, que representa a nossa Renda Variável-Internacional, fechou o mês em 3,45%. A seguir, gráfico com a composição de cada perfil de investimentos.

Na sequência, quadro de rentabilidade por perfil de investimentos, com resultados acumulados e alguns indicadores de mercado para comparação:

CD Flex

Previleve

As nossas posições de investimentos têm navegado e aproveitado bem as oportunidades, mesmo em um momento que ainda exige cautela. Procuramos também realizar ajustes nas carteiras de investimentos, visando uma maior aderência ao nível de risco adequado para cada perfil de investimentos.