arquivos para download

baixe aqui os ultimos arquivos enviados

Olá


TÍTULO

DESCRIÇÃO

EVENTO

GRUPO

Ir para pasta:

Notas sobre Investimentos – Fevereiro 2020

DATA: 27/03/20 Investimentos

O mês de fevereiro não foi diferente do mês anterior, e o principal destaque continuou sendo externo e relacionado ao Coronavírus (Covid-19), deixando de ser uma ameaça e se tornando uma realidade, inclusive com a piora dos indicadores do surto em outros países, como exemplo a Itália, além da China onde o vírus se originou, aumentando o grau de ceticismo sobre as expectativas de crescimento global.

CENÁRIO DOMÉSTICO

O destaque do mês ficou por conta da ata do Banco Central (BACEN), através do seu colegiado de Comitê de Política Monetária (Copom) que interrompeu o ciclo de corte da taxa básica de juros (Selic), – encerrando o mês de fevereiro/20 em 4,25% a.a. – citando que o momento é de cautela, sendo necessário observar a reação da atividade econômica e a expectativa de inflação ao longo dos próximos meses, em virtude dos estímulos que foram realizados em nossa economia em julho de 2019. Outro ponto do cenário local, contribuindo de forma negativa, foram alguns dados fracos de 2019 que foram divulgados no mercado, como o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), que serve como uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto). O indicador apresentou uma expansão do país em 2019 de 0,89%, valor abaixo do ano anterior que foi 1,34%. O PIB, medida oficial do Governo, será divulgado no início de março de 2020.

CENÁRIO GLOBAL

O destaque foi mais uma vez a proliferação do Coronavírus (Covid-19) no mundo, com a sensação mais percebida no final do mês. Além da China, onde se originou o vírus, outros países, como a Coréia do Sul e a Itália, também começaram a sofrer com a doença, aumentando consideravelmente o número de infectados em seus países, preocupando as autoridades com o bem-estar da população e, na ótica da economia, reforçando um ceticismo maior com relação ao crescimento global, principalmente pelo fato de que a Itália faz divisa com importantes parceiros europeus, como Alemanha e França, podendo comprometer o crescimento nessa região e consequentemente do mundo. Esse sentimento vem levantando no mercado internacional a possibilidade de em breve iniciar um afrouxamento maior pelos Bancos Centrais, iniciando pelo dos EUA, diminuindo mais ainda as suas taxas de juros, para contribuir de forma positiva com a economia, buscando evitar uma possível recessão global.

IMPACTO NAS CARTEIRAS

Os impactos do Coronavírus (Covid-19), continuam ditando os nossos resultados e contribuído de forma negativa para os perfis de investimentos que possuem um maior nível de risco, como os perfis de 0 a 10, 10 a 20 e 20 anos ou mais para se aposentar, que no mês corrente encerraram com rentabilidades negativas, devido a piora da bolsa de valores (ações), principalmente no final do mês, com o avanço da doença em outras regiões. O perfil aposentado encerrou o mês com resultado positivo, pelo fato de que o mesmo não possui em sua estratégia de investimentos, alocação em bolsa de valores.

Importante: Avaliar o resultado mensal tem a sua importância, porém, é necessário dar maior relevância ao longo prazo (períodos maiores), pelo objetivo do nosso tipo de investimento (aposentadoria) e, principalmente pelos dias atuais de taxa de juros em patamar baixo, provavelmente por tempo mais prolongando, somado com os impactos do Coronavírus (Covid-19), gerando uma oscilação maior no mês a mês.

RENTABILIDADES FEVEREIRO

Plano CD Flex

 

Previleve