arquivos para download

baixe aqui os ultimos arquivos enviados

Olá


TÍTULO

DESCRIÇÃO

EVENTO

GRUPO

Ir para pasta:

Notas sobre Investimentos – Abril 2020

DATA: 19/05/20 Investimentos

O mês de abril trouxe alívio aos mercados e consequentemente aos nossos resultados, porém, o cenário ainda exige cautela e sobriedade.

O principal vetor da crise, a Pandemia, ainda continua, com pequenas melhoras na Europa e Estados Unidos, o que indica a possibilidade de uma flexibilização e retomada dessas economias em breve.

O mesmo não tem ocorrido no Brasil onde a falta de uma política de combate a Covid-19 a nível federal, tem minado os esforços de achatar a curva, flexibilizar o isolamento e assim a retomada da economia. Além da crise sanitária, o país enfrenta uma crise política e institucional, o que abala a credibilidade do Brasil perante o mundo.

No mês, todos os perfis apresentaram rentabilidade positiva conforme a seguir:

Plano CD Flex

Aposentado: 0,21% | 0 a 10 anos para aposentar: 2,04% | 10 a 20 anos para aposentar: 3,36% e | 20 anos ou mais: 4,10%

Previleve

Aposentado: 0,24% | 0 a 10 anos para aposentar: 1,95% | 10 a 20 anos para aposentar: 3,39% e | 20 anos ou mais: 4,37%

O perfil Aposentado teve como principais contribuições para o resultado positivo no mês, a parcela de Renda Fixa (Inflação), que devido um cenário mais otimista com a melhora dos números da Covid-19 na Europa, principalmente, fez com que os Títulos Públicos Federais indexados ao IPCA (NTN-Bs), tivesse um fechamento em suas curvas de juros, revertendo esse movimento em rentabilidade positiva. Outra parcela que contribuiu para o nosso resultado foi a Renda Fixa (Internacional), pois com a mesma justificativa para a Renda Fixa (Inflação), foi gerado um otimismo para as empresas, com a retomada de forma paulatina, gerando uma precificação positiva para os bônus corporativos de empresas estrangeiras, além da contribuição dos bônus soberanos americanos (EUA) e de alguns países de Economias Emergentes.

Os demais perfis de investimentos (0 a 10 anos, 10 a 20 anos ou 20 anos ou mais), além de terem em sua composição as mesmas estratégias citada no perfil Aposentado, que por sua vez também contribuíram para os resultados, teve sua principal contribuição na estratégia de Renda Variável. O principal indicador da bolsa de valores brasileira por exemplo, o Ibovespa, encerrou o mês com uma rentabilidade positiva de 10,25%, recuperando um terço do resultado negativo apresentado no mês anterior. Interessante citar que os dois fundos de investimentos em que aplicamos, apresentaram em média, rentabilidade de 13,1% no mês, mostrando um grau de eficiência maior e consequentemente contribuindo para um resultado melhor nessa estratégia. A seguir, gráfico com a composição de cada perfil de investimentos.

Na sequência, quadro de rentabilidade por perfil de investimentos com resultados acumulados e alguns indicadores de mercado para comparativo:

CD Flex

Previleve*

Como dito no início da nossa nota, o momento ainda exige cautela e sobriedade. A cautela é devida às incertezas que são inúmeras com relação ao controle da doença, Covid-19, além dos reais impactos nas economias e dos problemas enfrentados no nosso país, no Governo Federal. Já a sobriedade, é com relação a calma, principalmente pelo fato de que na previdência privada, temos o benefício do tempo, ou seja, é um investimento de longo prazo, o que nos dá uma tranquilidade maior para evitar qualquer tomada de decisão precipitada.