Nota sobre Investimentos – Janeiro 2023 (prévia)

DATA: 07/02/23 Investimentos

(Atualizado em 08/02/2023)

Janeiro foi um mês positivo para os investimentos da Previbayer. Apesar disso os perfis mais conservadores sofreram, tendo uma rentabilidade aquém do esperado, mas se mantendo no campo positivo.

O cenário global é positivo, com a reabertura da China os preços de commodities vem se estabilizando em um patamar mais elevado. Fato que é benigno para o Brasil já que o país asiático é um grande parceiro comercial, importando produtos agrícolas e minerais de nossa produção. O mundo, com maior importância nos EUA, vem vislumbrando o final do ciclo de aumento de taxa de juros. Isto se traduz em maior otimismo para os investimentos, que por característica tenta antecipar os movimentos econômicos. Contudo os impactos do aperto monetário no mundo ainda se prolongaram por mais algum tempo. Outro fato positivo é que a inflação em todo o mundo vem cedendo.

Apesar disso, o Brasil não aproveita todo esse otimismo, isso em razão de existir uma desconfiança muito grande dos rumos do novo governo, em garantir uma estabilidade fiscal. Trazendo, assim, uma deterioração nas expectativas futuras, que ainda não são as melhores, mas podem melhorar ou piorar a depender das medidas econômicas que forem sendo implementadas. Ainda assim, o dólar vem cedendo no mundo e no Brasil, e existe uma entrada de investidores estrangeiros, que vem a questão brasileira com mais distanciamento.

Vale a pena destacar o caso da Americanas S.A. Como é de conhecimento geral, a empresa apresentou um Fato Relevante atípico no dia 11/01/2023. O preço de seus ativos (ações e títulos de renda fixa) tiveram queda expressiva afetando todo o mercado de capitais brasileiro com maior ou menor intensidade. A Previbayer presa sempre pela diversificação dos investimentos como forma de diminuir riscos, tanto os conhecidos, como os não conhecidos, não sendo diferente neste caso. O impacto estimado no retorno foi de 0,14% em relação ao patrimônio total.

Em números, a bolsa brasileira (Ibovespa) teve alta de 3,4% no mês, e o dólar teve queda de 2,3%. A Previbayer segue buscando as melhores oportunidades de investimento, mas entende que é um momento de cautela, tanto pelo cenário interno, quanto para o cenário externo.

 

PARA DETALHES DE ALOCAÇÃO E RESULTADOS
CONFIRA A LÂMINA DE INVESTIMENTO DE CADA PLANO:

 

 

 

 

 

Rua Domingos Jorge 1100, SP, São Paulo – CEP: 04779-900

Central de Atendimento (de segunda à quinta-feira das 9h às 16h e sexta-feira das 9h às 13h)
0800 818 2020 | WhatsApp 11 5039-7771 | previbayer@bayer.com