Nota sobre Investimentos – Agosto 2023
DATA: 12/09/23 Investimentos(Atualizado em 12/08/2023)
Agosto foi um mês volátil para os investimentos da Previ Bayer. Os perfis de investimentos mais conservadores obtiveram rentabilidades positivas, enquanto os perfis moderados e arrojados refletiram retornos negativos, próximos aos seus benchmarks.
O mês foi marcado pela intensa abertura da curva de juros nos EUA. Em uma linha mais pessimista, houve a avaliação do mercado de que o FED poderia ainda continuar o ciclo de aperto monetário, por consequência da atividade econômica que segue em ritmo consistente. Já sob outro ponto de vista, observou-se uma avaliação de que essa alta nas taxas se deu por consequência de um aumento da oferta de títulos pelo Tesouro Americano, após um período de redução das emissões no período de discussão sobre o teto da dívida.
Na Europa, os sinais são de desaquecimento da atividade econômica, enquanto a inflação ainda permanece fora da meta. O Banco Central da Inglaterra aumentou os juros em 25 bps, indicando que as próximas decisões serão guiadas pelos dados de inflação e do mercado de trabalho.
No Brasil, por influência do contexto descrito dos EUA, verificou-se uma inclinação da curva de juros, com elevação nas taxas de longo prazo. Apesar disso, foram observadas notícias positivas, como o número do crescimento da economia (PIB), que veio acima do esperado. Os setores industrial e de serviços foram o destaque, enquanto o segmento agro, após um primeiro trimestre forte, teve um pequeno recuo no segundo trimestre.
Sobre a política monetária, a princípio, as expectativas permanecem no sentido de que o BC dará continuidade ao movimento de corte de juros nas próximas reuniões, haja vista as perspectivas de que a economia deve desacelerar nos próximos meses, com menos pressão para a inflação.
Em relação à Renda Variável local, em linha com as demais bolsas globais, o mês de agosto foi negativo. O IBOVESPA teve retorno de -5,09%, devolvendo boa parte dos ganhos auferidos no ano. O fluxo negativo de recursos estrangeiros no mês foi em torno de R$ 12 bilhões.
PARA DETALHES DE ALOCAÇÃO E RESULTADOS
CONFIRA A LÂMINA DE INVESTIMENTO DE CADA PLANO: