Preparados para lidar com as despesas do início do ano?

DATA: 09/01/19 Dinheiro

Mal começou 2019 e já recebemos vários boletos. Desesperador, não? Todo início de ano é a mesma coisa: tem IPTU, IPVA, matrícula da escola, material escolar, dívidas do ano anterior, e as contas parecem não ter fim. Janeiro costuma ser esse mês atípico mesmo, onde gastamos muito mais do no que no resto do ano e geralmente todo o nosso salário e décimo terceiro acabaram sendo engolidos pelas compras das festas de dezembro. Mas como controlar essas despesas para que tudo não vire uma bola de neve? A Previbayer separou algumas dicas para você começar o ano no azul, confira!

1. Faça uma lista das suas dívidas

Elabore uma lista das suas dívidas e contas a pagar. Tente organizá-las por ordem de prioridade, que podem ser as mais importantes ou por valores. Ao fazer isso você vai conseguir analisar melhor quais são essas despesas e também quais são os prazos de pagamento.

2. Liquide as dívidas com os maiores juros

Para não deixar acumular e perder o controle de suas finanças, tente liquidar primeiro as dívidas com os maiores juros, como as despesas do cartão de crédito que você utilizou para fazer as compras de final de ano. Se você achar que não conseguirá quitar essas contas, tente renegociá-las com os seus respectivos credores. Não tenha medo e nem vergonha, porque você não vai ser o primeiro e nem o último a fazer esse tipo de barganha. É comum e pode aliviar o seu bolso.

3. Priorize o pagamento à vista dos impostos

O imposto predial urbano (IPTU) e o imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) costumam assustar qualquer pessoa. Essas são despesas obrigatórias a todos que possuam uma residência ou um carro e é imprescindível que sejam liquidadas em dia. A vantagem é que quando essas contas são pagas à vista, você ganha um desconto. E como nós sabemos, uma redução do valor total da conta pode ser muito vantajosa. No IPTU, esse desconto gira em torno de 3% a 20% e o IPVA geralmente fica na casa dos 3%. Além disso, você evita fazer dívidas para o resto do ano.

4. Pesquise os melhores preços de material escolar

Aos que têm filhos, o desespero aparece na hora de ver todas as despesas do novo ano na escola. A rematrícula deve ser paga de uma única vez e dificilmente você encontrará outras formas de custeá-la. Mas o material escolar é diferente. Você pode pesquisar preços em diversas lojas físicas ou online. Além disso, veja se não tem nenhum item do ano anterior que pode ser reaproveitado, como aqueles materiais de papelaria. Não fique com vergonha e peça descontos, eles costumam ser bem generosos quando o pagamento é à vista. Se você for parcelar, opte por comprar todo o material em uma única loja para que você consiga dividir essa compra por mais meses. Mas lembre-se de ficar atento aos juros!

5. Invista, sempre!

Se você tiver o hábito de fazer investimentos ao longo do ano, você se salva desse sufoco das despesas que parecem não ter fim. Existem inúmeras formas de você aplicar o seu dinheiro, considerando os riscos que estejam mais de acordo com o seu momento atual de vida. Outra maneira de você se preparar é também investir na Previdência Privada, visto que você irá usufruir desse montante na sua aposentadoria. Nunca é cedo demais para começar a empregar esse dinheiro, porque quanto antes você o fizer, melhores serão os frutos que você colherá lá na frente. Esse planejamento a curto, médio e longo prazo é muito importante para você ter uma vida tranquila e saudável.

Você já pensou no seu futuro hoje?

Rua Domingos Jorge 1100, SP, São Paulo – CEP: 04779-900

Central de Atendimento (de segunda à quinta-feira das 9h às 16h e sexta-feira das 9h às 13h)
0800 818 2020 | WhatsApp 11 5039-7771 | previbayer@bayer.com