arquivos para download

baixe aqui os ultimos arquivos enviados

Olá


TÍTULO

DESCRIÇÃO

EVENTO

GRUPO

Ir para pasta:

Confira 4 hábitos simples para preservar o meio ambiente e economizar recursos naturais

DATA: 02/06/20 Consumo

Somos mais dependentes da natureza do que podemos perceber no nosso dia a dia. Tudo o que consumimos, alimentos, água, o ar que respiramos, os lugares por onde andamos, são a natureza. Estamos interconectados com todos os elementos e, justamente por isso, precisamos deles para manter nossa sobrevivência.

Cuidar do ecossistema é responsabilidade de todos nós. Quanto maior for a nossa preocupação com o meio ambiente, mais chances teremos de prolongar a nossa própria vida e das gerações futuras. Esse cuidado deve estar presente nas pequenas ações da nossa rotina. Mudanças simples de hábitos podem ajudar a preservar o nosso ecossistema.

Já que estamos na Semana do Meio Ambiente e nesse período também celebramos o Dia Nacional da Educação Ambiental (03/05) e Dia Nacional da Reciclagem (05/05), preparamos uma lista com algumas atitudes que podemos inserir no nosso dia a dia, que ajudam a cuidar da nossa natureza. Confira!

Economize energia elétrica em casa

Colocar essa dica em prática pode trazer benefícios para o meio ambiente e também para o seu bolso. Um primeiro passo seria trocar as lâmpadas de casa por modelos mais eficientes e econômicos, como as lâmpadas de LED. Elas economizam até 80% de energia, reduzindo sua conta de luz.

Outra maneira de economizar eletricidade em casa é aproveitando a iluminação natural, abrindo as janelas e cortinas dos ambientes. Desligar as luzes ao sair dos cômodos também diminui o gasto com eletricidade, inclusive os aparelhos que não estão sendo usados, como televisões, computadores em stand-by, etc.

Feche as torneiras e gaste menos água

A água é um dos recursos mais necessários para a nossa vida e justamente por isso que precisamos preservá-la. Pequenas atitudes no nosso dia podem fazer a diferença tanto na fatura mensal, quanto impactar positivamente o meio ambiente. 

Sendo assim, colocar em prática pequenas ações do nosso dia, como desligar a torneira ao escovar os dentes ou lavar a louça, são necessárias para a preservação ambiental e economia de água. Evitar banhos longos e lavar o carro com mangueira, também são hábitos necessários para contribuir com o ecossistema.

Evite o desperdício de comida

Preservar o meio ambiente também passa pela redução de consumo, seja de objetos ou de alimentos. Infelizmente, a indústria alimentícia ainda é uma das mais poluidoras do mundo, sendo responsável por ⅓ do uso de água e descarte de toneladas de resíduos animais no meio ambiente. 

Uma maneira de fazer a nossa parte por um mundo mais sustentável, é prestar mais atenção aos itens que estamos consumindo, bem como evitar o desperdício de comida. Comprar apenas o essencial, cozinhar em quantidades suficientes para todos e verificar regularmente a validade dos alimentos, são ações importantes que preservam o nosso planeta. Além disso, também diminuem a quantidade de lixo orgânico sendo jogado junto a outros resíduos. 

Economize papel

Você sabia que são necessárias aproximadamente 11 árvores para produzir uma tonelada de papel? Imagine a quantidade de florestas que já foram devastadas para que esse recurso fosse utilizado no nosso dia. 

Sendo assim, existem formas de economizar papel, dando preferência ao digital. Há vários itens que não precisam ser impressos, tais como faturas, extratos bancários, ingressos e tickets de eventos. Hoje em dia, até mesmo algumas máquinas de cartão oferecem a opção de enviar o comprovante de compra por SMS, e com isso diminuindo o consumo de papel.

Certamente, quando o assunto é preservação ambiental, esses pequenos hábitos podem ser de grande diferença no cuidado com o planeta. Ao colocar em prática essas ações, estamos contribuindo para um mundo melhor, mais saudável e sustentável para todos. 

É responsabilidade de todos nós cuidar do nosso planeta. Precisamos encarar esse tópico com seriedade e praticar o máximo de ações sustentáveis possíveis. Juntos somos capazes de fazer a diferença!

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para mais dicas de estilo de vida, comportamento, economia, sustentabilidade e, claro, previdência complementar.