arquivos para download

baixe aqui os ultimos arquivos enviados

Olá


TÍTULO

DESCRIÇÃO

EVENTO

GRUPO

Ir para pasta:

Planeje seu futuro

DATA: 27/03/18 Aposentadoria

O Planeamento financeiro realiza sonhos. Viajar, casar, comprar a casa própria, um carro…seja qual for o seu sonho, com metas bem definidas, você consegue maior motivação e seguir um passo a passo para organizar suas contas e poupar.

Com a aposentadoria, é a mesma coisa! Como você se enxerga no futuro? É preciso definir e alinhar muito bem as suas expectativas, estratégias e planos para o seu pós-carreira. Para ficar mais fácil, responda antes algumas questões importantes:

  1. Quando pretendo me aposentar?

Estabelecer um prazo é fundamental para que você saiba exatamente quanto tempo tem para juntar recursos para a aposentadoria.

  1. De que renda vou precisar na aposentadoria?

Estime quanto quer receber mensalmente ao seu aposentar. Para isso, considere as despesas que vai ter. Ter isso claro é importante por exemplo os gastos com filhos podem diminuir, mas as despesas com saúde tendem a aumentar. E nisso também deve ser considerada uma quantia que possibilite viagens e qualidade de vida.

  1. Com qual renda poderei contar?

Vincular a aposentadoria apenas ao que irá receber no INSS é muito perigoso. Normalmente, o valor é insuficiente para cobrir todas as despesas. Em média a renda oferecida pelo INSS corresponde a apenas 20% do valor que o aposentado precisa para viver. Por isso, é importante o planejamento financeiro.

Além disso, você se imagina trabalhando depois da aposentadoria? Tem planos de abrir sua empresa? Ou continuar prestando serviços? É preciso pensar nisso com antecedência e se planejar.

  1. Coloque em prática

Com todas essas informações em mãos, é hora de agir! Se você chegou à conclusão de que não consegue poupar o necessário antes de se aposentar, reveja seus planos. Provavelmente terá que se aposentar um pouco mais tarde.

Se você já está investindo, reavalie o seu planejamento de tempos em tempos. Você está alcançando suas metas ou não? Será que é preciso ajustá-las? Seu salário aumentou, recebeu uma renda extra? Que tal aproveitar para poupar um pouco mais do que o planejado?